Sociedade
Fibra óptica chegou à aldeia onde "as galinhas já falam"
Cobertura alargada na zona serrana de Porto de Mós. Em Alqueidão os problemas mantêm-se.
Há cerca de 70 anos, Manuel José da Costa (mais conhecido por 'Ti Rito') pediu a instalação de um telefone na taberna e mercearia de que era proprietário em São Bento, aldeia serrana do concelho de Porto de Mós. Mas a pretensão foi-lhe negada. Disseram-lhe que, “só quando as galinhas falassem, é que o dito telefone iria para São Bento”.
O comerciante não se resignou e acabou por conseguir instalar um telefone público no seu estabelecimento, socorrendo-se de “contactos" que tinha em Torres Novas, no distrito de Santarém. E a primeira chamada que fez foi para "a Câmara de Porto e Mós, onde lhe tinha sido recusada a ajuda, para dizer que em São Bento as galinhas já falavam”.
A história é recordada por Tiago Rei, neto de 'Ti Rito' e até há pouco tempo presidente da Junta de São Bento, a propósito da recente conclusão da instalação de fibra óptica em toda a freguesia, culminando, com sucesso, “a difícil luta do executivo” e da população, à qual se juntou também o Município de Porto de Mós.
“Inicialmente, a câmara dizia- -nos que era difícil. Parecia que a histó
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.