Viver
Filarmonia das Beiras com Vitorino e Janita no arranque da Festa do Povo, que se prolonga até domingo
Em Leiria, a partir de hoje e durante cinco dias, há concertos, teatro, recriações históricas, tasquinhas e exposições, com entrada livre
Um evento de cinco dias para festejar a democracia. Em Leiria, as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril passam, também, pela Festa do Povo, que começa hoje e se prolonga até domingo, com concertos, teatro, recriações históricas, tasquinhas e exposições.
Esta quarta-feira, 24 de Abril, o principal momento da agenda é o concerto no Largo do Papa Paulo VI, com início às 21:45 horas, que reúne a Orquestra Filarmonia das Beiras com Vitorino e Janita Salomé, no contexto do 42.º Festival Música em Leiria, organizado pelo Orfeão de Leiria.
As actividades arrancam, no entanto, logo às 19 horas, com o grupo de teatro O Gato, no Jardim Luís de Camões – a segunda parte da peça, baseada num texto de Luís Mourão, é apresentada depois das 20 horas, na Praça Rodrigues Lobo, pelo Te-Ato.
Artesanato ao vivo no Jardim Luís de Camões, tasquinhas e pão com chouriço na zona do Marachão, e animação deambulante por ranchos folclóricos completam o primeiro dia da Festa do Povo, sem esquecer o lançamento de fogo de artifício, à meia-noite.
Nos próximos dias, há mais teatro (O Nariz, TASE e Manipulartes) e concertos com David Fonseca, JP Simões a cantar José Mário Branco com Surma, Ninfas do Lis a cantar José Afonso, Inês Apenas também com temas de José Afonso, a Catraia a cantar Abril, a Orquestra Jazz de Leiria com Samuel Úria, a Banda Sinfónica da Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria, Elsa Gomes, Índios da Meia Praia, Magma + e, no encerramento, domingo, às 17 horas, a Banda Kroll.
O programa da Festa do Povo contempla ainda uma actuação da escola de concertinas e acordeão Carlos Barbosa, desfile de filarmónicas, exposição de andores, fogaças e ofertas, exposição de carros clássicos, a recriação do mercado dos cereais e um baile com os ranchos do Freixial, Coimbrão, Parceiros, Conqueiros e Vale da Rosa.