Viver
Filarmónicas de Leiria vão acolher jovens em situação vulnerável
O projecto de inclusão social Filarmonias contempla 50 mil euros para as bandas do concelho

Promover a inclusão social e cultural de jovens entre os 10 e os 16 anos de idade, que se encontrem em situação de vulnerabilidade social, é o principal objectivo do projecto Filarmonias: Música para Todos, que resulta de uma parceria entre o Município de Leiria e a Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria e é desenvolvido no âmbito da Leiria Cidade Criativa da Música.
Segundo a Câmara de Leiria, pretende-se potenciar a “expressão artística como elemento integrador, mas também de intermediação social, habilitando-os para o exercício de uma cidadania activa e valorizando a participação cívica, a fruição cultural e a responsabilidade social”.
O projecto conta com um apoio de 50 mil euros do programa Centro 2030 e vai procurar integrar gradualmente 30 jovens em actividades musicais e na dinâmica das 11 bandas filarmónicas do concelho de Leiria.
Ainda de acordo com a autarquia, “através desta operação conseguirá colmatar-se a dificuldade relativa à oferta do ensino da música que [em] alguns territórios [e] localidades mais afastadas da sede do concelho de Leiria se verifica”.
Outro ponto destacado na resposta enviada ao JORNAL DE LEIRIA: “preconiza-se que com a integração dos jovens nas filarmónicas sejam também fortalecidos os laços comunitários através da valorização da chamada cultura filarmónica, permitindo o rejuvenescimento etário destas estruturas através da entrada de novos elementos”.
Por outro lado, o Filarmonias visa fomentar a cocriação de novas estéticas musicais e o enriquecimento dos repertórios das filarmónicas.
O projecto deverá arrancar em Setembro. Contempla aulas de instrumento, classe de conjunto e formação musical, entre outras acções.