Viver
Filmes de Pombal e Leiria em festival de cinema dedicado ao paranormal
“Monstros” e “The First” estão entre as 22 curtas seleccionadas a partir de duas mil candidaturas provenientes de vários países
Realiza-se no Fundão e decorre entre 30 de Agosto e 1 de Setembro. Dedicado ao paranormal, tema que deve estar implícito ou explícito nas obras em competição, o Gardunha Fest é um festival de curtas-metragens que, este ano, vai distribuir prémios em três categorias: nacional, internacional e menores de 18 anos.
Na categoria nacional, o júri seleccionou oito filmes, entre os quais se encontram Monstros e The First, de realizadores da região.
Monstros é uma curta de terror, com argumento e realização de Carlos Calika, de Pombal, cuja produção resulta de uma parceria entre duas companhias de teatro: o TAP (também de Pombal) e a Ajidanha (de Idanha-a-Nova).
Já exibido em vários festivais portugueses – como o Motelx em 2023 – e no estrangeiro, o filme recebeu menções honrosas na Alemanha e no Reino Unido.
Tiago Iúri, de Leiria, participa no Gardunha Fest com The First, curta que estreou em Maio no Leiria Film Fest.
The First tem como ponto de partida um cenário de extinção da vida humana e presença de outra forma de vida, em linha com trabalhos anteriores do realizador desenvolvidos na estética do universo sci fi e fantástico.
No Gardunha Fest, em 2024, competem 22 filmes.
O director do festival, Miguel Geraldes, citado pela agência Lusa, adiantou que a organização recebeu mais de dois mil filmes de vários países, dos quais cerca de 200 foram pré-seleccionados para se chegar aos 22 finais.
França, Reino Unido, Polónia, Argentina, Canadá, Itália, México e Suíça são os países de onde são originárias as curtas-metragens a concurso na categoria internacional.