Sociedade
Geoparque Oeste quer organizar conferência internacional e trazer centenas de especialistas à região
Decisão sobre a candidatura será conhecida em Setembro

A 12.ª Conferência Internacional dos Geoparques Mundiais da UNESCO, de 2027, poderá acontecer na região Oeste, caso a candidatura do Geoparque Oeste seja a escolha para a organização do evento.
Em nota, a área de interesse natural e patrimonial explica que este é "um dos mais relevantes encontros globais dedicados à geoconservação, à educação e ao desenvolvimento sustentável em territórios reconhecidos pela UNESCO".
A mesma fonte adianta que a proposta já foi entregue à Rede Global de Geoparques e que, caso tenha sucesso, centenas de especialistas, investigadores e representantes institucionais de todos os continentes se irão reunir em Portugal, dentro de dois anos, para falar dos desafios que se colocam ao ambiente, à conservação e ao planeta.
O coordenador-executivo do Geoparque Oeste, Miguel Reis Silva, destaca que se trata de uma “oportunidade única de afirmar" o património geológico e cultural da região no cenário internacional. "Também de reforçar o papel dos geoparques enquanto motores de desenvolvimento local, ciência participativa e valorização do território.”
A candidatura portuguesa pode ser conhecida em detalhe no site oficial e a decisão sobre a candidatura será conhecida em Setembro de 2025, durante a 11.ª Conferência Internacional dos Geoparques Mundiais da UNESCO, a realizar-se na Chile.