Sociedade
GNR de Leiria liberta 25 aves autóctones e exóticas em cativeiro
GNR apela à denúncia de situações ilegais relacionadas com animais
O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Protecção do Ambiente (NPA) de Leiria, libertou 25 aves de espécies autóctones e exótica que se encontravam presas em cativeiro, no concelho de Leiria.
Numa nota de imprensa, a GNR informa que no decorrer de uma acção de patrulhamento, no dia 24 de Abril, os elementos do NPA detectaram 31 aves de espécies autóctones e exóticas em cativeiro no logradouro de uma habitação. Foram ainda apreendidas duas armadilhas e uma rede invisível, utilizadas para a captura de aves no seu habitat natural.
As 25 aves foram libertadas e restituídas ao seu habitat natural por se encontrarem em bom estado de saúde e sem ferimentos.
As restantes aves, por se encontrarem em estado debilitado, foram encaminhadas para o Centro de Recuperação de Aves Selvagens em Montejunto, para monitorização e recuperação do seu estado de saúde, refere a mesma nota.
Foi elaborado um auto de contra-ordenação por detenção de espécies autóctones e cinegéticas em cativeiro e por detenção de espécime de espécie exótica sem o registo CITES, tendo sido remetido para o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a protecção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental, apela a GNR.
Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infracções ou esclarecimento de dúvidas.