Sociedade
GNR e câmaras da região promovem campanhas contra tráfico de seres humanos
Leiria foi o distrito onde mais caiu o número de pessoas sinalizadas como presumíveis vítimas

Chama-se Operação Campo Seguro 2025, a campanha recentemente lançada pela Guarda Nacional Republicana (GNR) e que, até Fevereiro do próximo ano, pretende prevenir, fiscalizar e sensibilizar a população para o furto de produtos e acidentes com máquinas agrícolas.
A acção, de âmbito nacional, foca-se também no combate a crimes de tráfico de seres humanos em contexto laboral, no mês em que se assinala o Dia Mundial Contra o Tráfico de Seres Humanos (30 de Julho).
Paralelamente, também na região de Leiria, alguns municípios, entre os quais Alcobaça e Nazaré, se aliaram à Rede Regional do Centro de Apoio e Protecção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos (RRCAPVTSH), promovendo, nas suas plataformas digitais, alertas para este tipo de crime, através da campanha O Tráfico de Seres Humanos Não Tira Férias.
Segundo o relatório mais recente do Observatório de Tráfico de Seres Humanos (OTSH), com dados referentes a 2023, a maior parte do tráfico de seres humanos em Portugal acontece em contexto de exploração laboral.
A nível nacional, também segundo o mesmo relatório, Leiria foi o distrito onde mais caiu o número de pessoas sinalizadas como presumíveis vítimas. Dos 38 casos assinalados em 2022, este território passou para nove situações em 2023, das quais oito foram verificadas em contexto de exploração laboral.