Sociedade
Há quatro novas Unidades de Saúde Familiares modelo B na região
USF Leiria Nascente, USF Polis, USF Martingil e USF Pombal Oeste estão a funcionar desde o início do ano
Desde o dia 1 de Janeiro que a Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) integra quatro Unidades de Saúde Familiar (USF) que transitaram a modelo B, juntamente com mais 218 novas.
A USF Leiria Nascente, USF Polis, USF Martingil e USF Pombal Oeste são as novas USF-B.
Segundo uma nota de imprensa da ULSRL, com a entrada em vigor da nova legislação, estas quatro USF ficaram automaticamente sujeitas, e com dispensa de quaisquer formalidades, ao regime previsto no presente regime jurídico, se apresentassem um valor percentual de Índice de Desempenho Global (IDG) relativo ao ano de 2022, último período com resultados finais apurados, superior ou igual a 60%.
A ULSRL explica que a constituição deste novo modelo é feita através de uma candidatura da equipa de profissionais das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), das quais 11 integram na área de influência da ULSRL.
As USF modelo B são constituídas por equipas que integram médicos, enfermeiros e assistentes técnicos que respondem com autonomia funcional e técnica às necessidades em saúde da população, valorizando as boas práticas clínicas e contribuindo para maior motivação dos profissionais e satisfação dos utentes. A estas unidades são atribuídos, para além de uma remuneração base, suplementos e compensações pelo seu desempenho.
"Esta tipologia B das USF é mais exigente e permite a integração de mais utentes. Além destas quatro novas USF, é expectável que, em Abril, tenhamos mais duas USF-B, o que possibilitará abranger mais um total de 9.725 utentes, o que é um claro benefício para a população que servimos", explica Denise Velho, directora clínica para os cuidados de saúde primários da ULSRL, citada na nota de imprensa.
A responsável acrescenta que é "um modelo organizacional mais aliciante, que vai permitir cativar e reter mais profissionais nos cuidados de saúde primários e no Serviço Nacional de Saúde".