Sociedade

Homem mudava fechaduras para arrendar casa alheia e foi detido na Nazaré

4 abr 2024 14:54

Detido é suspeito 16 crimes de burla, dez crimes de falsificação de contratos de aluguer, seis crimes de dano em residências e seis crimes de violação de domicílio

homem-mudava-fechaduras-para-arrendar-casa-alheia-e-foi-detido-na-nazare

Um homem de 30 anos foi detido pela GNR, suspeito dos crimes de burla, dano em residências, violação de domicílio e falsificação de contratos de aluguer, no concelho da Nazaré.

Segundo revelou ao JORNAL DE LEIRIA, o comandante Destacamento Territorial de Caldas da Rainha, João Marçal, o detido "pesquisava residências que estivessem para venda ou em arrendamento" e "introduzia-se nas mesmas", uma vez que estavam desabitadas. 

"Alterava os canhões das portas e verificava nos sites de imobiliário os valores praticados. Por norma, colocava um valor inferior para ser mais apelativo", acrescentou João Marçal.

O comandante adiantou que as pessoas "mais necessitadas e que precisavam urgentemente de uma casa, marcavam as visitas e assinavam um contrato de arrendamento falso".

Num comunicado, o Comando Territorial da GNR de Leiria refere que a detenção do suspeito surgiu no âmbito de uma investigação pela prática 16 crimes de burla, dez crimes de falsificação de contratos de aluguer, seis crimes de dano em residências e seis crimes de violação de domicílio, com maior enfoque em vítimas estrangeiras e vulneráveis.

Os crimes ocorreram desde o Verão de 2023 até Março de 2024, nos concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche, e, esta terça-feira, os militares da Guarda deram cumprimento a um mandado de detenção, que culminou na prisão do suspeito.

Foram ainda realizadas quatro buscas, duas domiciliárias e outras duas em veículo, nos concelhos de Porto de Mós e Nazaré, que culminaram na apreensão de dois veículos, nove telemóveis para consumação dos crimes de burla, um cartão multibanco, um portátil e diversas ferramentas utilizadas para a consumação dos crimes.

O detido, com antecedentes criminais pelos crimes de burla e falsificação de documentos, vai ser presente esta tarde no Tribunal Judicial de Leiria.

Esta acção contou com o reforço dos militares do Posto Territorial de Porto de Mós, informa ainda o comunicado.