Abertura

Igrejas não católicas abrem caminho em Leiria

1 set 2022 09:22

Assembleias de Deus, adventistas, baptistas, greco-católicos ucranianos, mórmons, muçulmanos ou hindus, entre outros, estão radicados no concelho. O movimento evangélico está na origem da maioria das congregações que se estabeleceram em Leiria nos últimos anos

igrejas-nao-catolicas-abrem-caminho-em-leiria
Nélia Amorim, Igreja Plena Paz: “Ensinamos a nossas meninas a se guardar para o casamento”
Ricardo Graça

Havia uma promessa sobre a nossa vida, que a gente ia fundar uma igreja”, diz Nélia Amorim, na sala de culto da Assembleia de Deus Plena Paz, que dirige com o irmão, José Amorim, ambos naturais do Brasil.

A congregação fundada em 2016 convive em Leiria com várias denominações cristãs – além das assembleias de deus, estão radicados no concelho os adventistas, os baptistas, os greco-católicos ucranianos, os mórmons, a Igreja Maná e a IURD, entre outros grupos religiosos, a maioria deles evangélicos – e com crentes de religiões não cristãs, sobretudo os muçulmanos, que também têm espaço de oração, e os hindus.

Segundo a Comissão da Liberdade Religiosa, em Outubro do ano passado já existiam 94 comunidades religiosas não católicas radicadas em Portugal – e na lista de atestados de radicação encontram-se a Igreja Evangélica Baptista de Leiria (com mais de 100 anos) e a Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Leiria.

O registo junto do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) para atribuição de número de contribuinte chegava quase a 900 grupos religiosos em todo o País, em meados de 2019 – a ausência de resposta ao pedido enviado há dias pelo JORNAL DE LEIRIA não permite saber quantos têm sede no concelho de Leiria. O que é certo é que têm vindo a aumentar, nos últimos anos, com destaque para os evangélicos, que facilmente se instalam em lojas, armazéns ou garagens e beneficiam do crescimento da imigração proveniente do Brasil.

A funcionar num pequeno pavilhão arrendado na Rua Paulo VI, diante de uma oficina de automóveis, a igreja evangélica Plena Paz conta com 70 membros, todos brasileiros. Já deu origem a outra congregação com o mesmo nome, em Caxarias, Ourém. E apoia uma missão em Moçambique, para onde são enviados donativos.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ