Sociedade
Imagem de Nossa Senhora vai percorrer Ucrânia em peregrinação
Igreja greco-católica de Lviv está a preparar uma peregrinação nacional da Virgem Peregrina de Fátima pelo país.
A Igreja greco-católica de Lviv está a preparar uma peregrinação nacional da Virgem Peregrina de Fátima na Ucrânia. Segundo o Santuário de Fátima, que ofereceu a imagem, esta irá deslocar-se “a todas as zonas onde existir segurança”.
O anúncio da iniciativa foi feito esta quarta-feira, após a devolução ao Santuário da imagem nº 13 da Virgem Peregrina de Fátima, que se encontrava, desde Março, na Ucrânia, onde percorreu 15 lugares.
De regresso ao país, a comitiva ucraniana levará imagem benzida no final da Peregrinação Internacional de Maio, oferecida ao arcebispado de Lviv e que ficará permanentemente na Ucrânia.
“Continuaremos a rezar por vós. Quero que saibam que não estão sozinhos!” disse o reitor do Santuário, Carlos Cabecinhas, que agradeceu o “empenho na difusão, aprofundamento e expansão” da mensagem de Fátima naquele país.
“Agora que a escultura de Nossa Senhora de Fátima é ucraniana vamos procurar que ela percorra o país”, declarou, por sua vez o padre Vasyl Bilash, um dos responsáveis pela peregrinação em Lviv, citado por um comunicado do santuário.
No encontro com o reitor, o sacerdote ucraniano, que se acompanhado de 9 leigos e dois dois padres seus conterrâneos, recordou com emoção a peregrinação da imagem de Fátima nos últimos sete meses.
“Foi um sinal de esperança que chegou à Ucrânia. Milhares de pessoas rezaram diante desta imagem e muitas, que estavam assustadas e tinham já desistido da vida diante da guerra e das perdas que sofreram, voltaram a acreditar que será possível vencer a guerra e libertar a Ucrânia da ocupação russa”, disse o sacerdote.
O reitor, padre Carlos Cabecinhas, que recebeu a comitiva ucraniana que se encontra em Fátima a participar na Assembleia do Apostolado Mundial de Fátima, lembrou a oração “permanente e diária” que se tem feito no Santuário desde que a guerra eclodiu e prometeu “comunhão e união” com a Ucrânia.
Depois de uma troca de presentes e de um cântico ucraniano a simbolizar o “adeus com a promessa de novos e frutuosos encontros”, foram tomadas todas as diligências para que a Imagem da Virgem Peregrina de Fátima oferecida ao arcebispado de Lviv, e benzida no final da Peregrinação Internacional de Maio, seguisse viagem para a Ucrânia, a onde ficará permanentemente.