Viver
InMusic leva concertos didácticos aos hospitais e cria nova orquestra para tocar a música dos super-heróis
O projecto de Mickael Faustino passa a incluir os utentes das Casas Acreditar, IPO’s, espaços da Fundação McDonald's e Hospital de São João
Os concertos didácticos InMusic, criados por Mickael Faustino, com o objectivo de democratizar o acesso à música, acabam de ganhar um novo formato, com fins solidários.
De acordo com o músico, maestro e divulgador, está previsto “um ciclo de 55 concertos” até ao final de 2025, a acontecer em Lisboa, Porto e Coimbra nas Casas Acreditar, IPO’s, Casas de Acolhimento da Fundação McDonald's, Hospital São João, Espaço Familiar Ronald McDonald do Hospital de Santa Maria e Casa Ronald McDonald do Hospital D. Estefânia.
O público do programa “A Orquestra em Acção”, com conversas e momentos musicais, são os utentes das instituições e famílias cujos filhos estão em tratamento.
“O InMusic prepara-se para um passo ainda maior e mais impactante”, realça Mickael Faustino. “Conseguimos que os músicos sejam remunerados, ao mesmo tempo que estamos a fazer o bem e a levar a música a quem não tem acesso”.
“Acredito que estou a criar algo mesmo diferenciador”, conclui.
A iniciativa resulta de uma parceria com a Fundação Rui Osório e Castro, a Fundação McDonald's, a Associação Acreditar e os IPO's, e tem o apoio da Fundação La Caixa e da Fundação Oriente.
Já no próximo ano, em Fevereiro, nos dias 7, 8 e 9, deverá estrear-se a orquestra Orquestramente Pop, um novo projecto InMusic, que tem concertos agendados em Leiria, Lisboa e Santa Maria da Feira.
Com 25 músicos, a Orquestramente Pop começará por tocar um repertório dedicado aos super-heróis (da Marvel ao universo DC Comics, entre outros) e conta com o apoio da Comic Con Portugal na comunicação.