Viver

Concertos para Grávidas estreiam com Bach, Lennon e Sheeran

3 set 2022 10:00

“Música, nesta fase da gestação, é benéfica para o bebé e para a mãe”

concertos-para-gravidas-estreiam-com-bach-lennon-e-sheeran
Estreia está agendada para 25 de Setembro, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria
Alicia Petresc@Unsplash
Jacinto Silva Duro

Mickael Faustino, 32 anos, é músico, trompista, gestor cultural e autor do programa de entrevista e divulgação musical InMusic, que começou num palco e, por causa da pandemia, migrou, primeiro para o Youtube e, depois, para a televisão.

Mickael vai ser pai daqui a alguns meses e decidiu juntar todas as suas paixões, a mulher Cristiana, 31 anos, o bebé, fruto do amor de ambos, e a música, num novo projecto chamado Concertos para Grávidas.

Nele, pretende dar a conhecer às futuras mamãs - e papás - os benefícios da primeira de todas as artes.

Da música pop à clássica, Mickael Faustino, que no currículo conta com um mestrado na Hochschule fur Musik und Theater Felix Mendelsohn, de Leipzig, na Alemanha, propõe às grávidas e bebés ainda no aconchego dos seus ventres, escutar autores como Gounod, Bach, Mozart, Leonard Cohen, John Lennon ou Ed Sheeran.

A estreia destas sessões acontecerá a 25 de Setembro, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, e já há interesse para apresentação noutras cidades, como Castelo Branco ou Lisboa.

Mas os encontros não serão apenas sobre música.

Os Concertos para Grávidas propõem, igualmente, uma partilha de conselhos.

“Esta ideia nasceu da minha própria ‘gravidez’. Comecei a pesquisar sobre o assunto e percebi que as grávidas necessitam de mais informação. Aproveitei para estabelecer parcerias com profissionais de saúde, que irão dar conselhos”, conta o autor.

É o caso da fisioterapeuta Liliana Lopes, que irá ensinar exercícios de respiração que ajudam a gerir a ansiedade. O bebé de Mickael e de Cristiana nascerá em Novembro e, com a estreia dos Concertos para Grávidas, o jovem músico convenceu-a a ser “cobaia” para os espectáculos.

“Quero que a ‘minha grávida’ assista ao primeiro concerto, em Leiria”, confidencia.

Harpa, trompa, violoncelo ou piano irão ajudar a comprovar as teses científicas que dizem que a música, nesta fase da gestação, é benéfica tanto para o bebé como para a mãe.

“Ajudar a evitar a depressão pós-parto, diminuição da ansiedade, relaxamento materno, gestão da dor no parto e melhoria do vínculo entre mãe e filho são algumas das vantagens”, refere Mickael, adiantando que a música tem efeitos benéficos nos nossos neurotransmissores e hormonas, através da modulação dos sistemas nervoso e endócrino.

“É um momento que será um mimo para a mãe. Também quero mimar a ‘minha grávida’.”

Os ingressos para assistir a este projecto com a marca da produtora Vale da Cultura podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro José Lúcio da Silva.

As grávidas devem levar um acompanhante e este detalhe é importante porque a lotação é de apenas 50 pessoas por sessão.