Sociedade
IPLeiria em destaque no Estudo sobre Instituições de Ensino Superior Portuguesas
Toward Sustainability through Higher Education: Sustainable Development incorporation into Portuguese Higher Education Institutions investiga a integração do desenvolvimento sustentável nas instituições.
O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) obteve uma boa classificação no estudo internacional sobre a incorporação, difusão e institucionalização do desenvolvimento sustentável nas instituições de ensino superior portuguesas, destacando-se, ainda, a par de seis universidades nacionais, na comunicação de práticas de desenvolvimento sustentável.
Intitulado Toward Sustainability through Higher Education: Sustainable Development incorporation into Portuguese Higher Education Institutions, o estudo investiga a integração do desenvolvimento sustentável nas instituições, através da revisão da literatura e análise dos websites institucionais de 34 instituições de ensino superior portuguesas, 20 politécnicos e 14 universidades.
Em comunicado, o IPLeiria refere que o estudo, publicado pela Springer no livro Challenges in Higher Education for Sustainability, avaliou as práticas desenvolvidas pelas instituições, mediante a análise das dimensões ambiental, económica, social/cultural e institucional/política educacional.
Os resultados indicam que, apesar da maioria das instituições comunicar as suas práticas de desenvolvimento sustentável através dos websites, evidenciaram-se os melhores em Portugal: o IPLeiria e as Universidades de Coimbra, Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro, Lisboa, Porto e Aveiro.
“Ao comparar os resultados das universidades com os dos politécnicos, verifica-se uma maior percentagem de práticas de desenvolvimento sustentável em universidades para todas as dimensões. No entanto, uma das excepções é o IPLeiria, que se encontra no grupo dos early adopters quanto ao desenvolvimento sustentável”, refere Ana Marta Aleixo, técnica superior no Gabinete de Projectos do IPLeiria, citada numa nota de imprensa.
As considerações finais da investigação reflectem que os desafios que as instituições de ensino superior portuguesas enfrentam diariamente não lhes permitem dedicar tempo a delinear uma estratégia de médio/longo prazo, que inclua o desenvolvimento sustentável como uma vantagem para a competitividade e para educar e informar a sociedade para a sustentabilidade.