Desporto
João Jerónimo e Maria Albertina Relvas celebram título europeu de andebol em cadeira de rodas
Atletas da região ajudaram a selecção nacional a vencer o encontro da final frente à França e conquistaram o ouro europeu
Portugal sagrou-se campeão europeu de andebol em cadeira de rodas, ao levar a melhor na final frente à França. João Jerónimo, de Leiria, e Maria Albertina Relvas, de Pombal, integraram a comitiva lusa e conquistaram, respectivamente, a distinção de melhor marcador do jogo da final e a distinção de melhor marcadora do Campeonato da Europa.
O percurso da selecção portuguesa foi incólume e, nesta primeira edição na vertente 4x4, o ouro grande o lugar no próximo Campeonato do Mundo. Portugal assegurou a vitória no terceiro set, este domingo, e o capitão leiriense analisou a partida, em declarações à Federação de Andebol de Portugal.
“Complicámos muito o jogo, os nervos e a ansiedade de jogar a Final acabaram por atrapalhar um bocadinho o nosso sistema de jogo. Conseguimos ir buscar o primeiro set quando a França já pensava que ele estava ganho. No segundo set continuámos bastante nervosos, com alguma ansiedade de querer finalizar, não tomámos boas decisões no momento certo, e acabámos por perder por um ponto. No terceiro set, já com a exclusão do capitão de equipa da seleção francesa e com o desgaste físico, acabou por se tornar ligeiramente mais fácil porque conseguimos criar mais espaços para poder finalizar o 360º e alavancar a vantagem. E depois, a partir dos 3 minutos e meio, fomos fazendo uma gestão do resultado para conseguirmos conquistar o set e sermos Campeões da Europa.”
Sobre a distinção de MVP na final, destacou a exibição colectiva. “Preferia ganhar apenas um campeonato do mundo ou um campeonato europeu, na minha vida, do que ter 50 prémios individuais, e este também só se pôde dar devido à equipa. Em relação à sensação de ser Campeão da Europa, novamente, depois de ter sido campeão europeu e mundial, é uma sensação óptima, estou muito feliz, o grupo está muito contente, é a sensação de trabalho e de dever cumprido.”
No Europeu esteve também a dupla de arbitragem Nelson Santos e Flávio Carvalho, da Associação de Andebol de Leiria, que ajuizou o encontro de atribuição da medalha de bronze, entre a Croácia e a Lituânia, este domingo.