Desporto

Juniores da Juventude Vidigalense com lugar no pódio de rapazes e raparigas pelo sétimo ano consecutivo

15 fev 2016 00:00

Mais uma competição de atletismo, mais duas medalhas colectivas para a Juventude Vidigalense. No Campeonato Nacional de Juniores em pista coberta, que decorreu este fim-de-semana em Braga, as raparigas foram segundas e os rapazes terceiros.

juniores-da-juventude-vidigalense-com-lugar-no-podio-de-rapazes-e-raparigas-pelo-setimo-ano-consecutivo-3080

A equipa feminina do clube de Leiria, que era a campeã nacional em título, só foi batida pelo Benfica, enquanto a masculina ficou atrás de águias e leões. É o sétimo ano consecutivo em que ambos os géneros conseguem um lugar no pódio nesta competição.

Individualmente, Mariana Cerejo sagrou-se vice-campeã nacional de lançamento do peso, com um largo recorde pessoal de 12,34 metros. Curiosamente, a mesma atleta que a bateu – Marisa Vaz Carvalho – também foi quem se superiorizou à ainda juvenil Joana Carlos nos 60 metros, prova que a atleta da JV concluiu em 7.80 segundos, igualando o recorde pessoal. Ana Moreira conquistou o bronze na mesma disciplina, ao cortar a meta em 7.85 segundos.

Joana Carlos foi ainda segunda nos 200 metros (26.17 segundos) e, com Alina Humenyuk, Bruna Santos e Ana Moreira, colaborou para o título da Juventude Vidigalense na estafeta de 4x200 metros (1:48.76), prova em que o Atlético Clube de Vermoil foi terceiro classificado.

No pentatlo, Sónia Machado foi segunda com largo recorde pessoal no somatório final, ao alcançar 3317 pontos. Juliana Brites foi terceira nos 60 metros barreiras, com novo máximo pessoal de 9.37 segundos. Nos rapazes, o destaque vai para Hugo Simões, terceiro no triplo salto, com novo recorde pessoal de 13,78 metros.

Não foram, contudo, apenas os atletas da JV a conseguir resultados de destaque. Suzana Cruz, do Clube de Atletismo da Marinha Grande, venceu o salto em comprimento (5,58 metros) e Bárbara Mota, do Atlético Clube de Vermoil, foi a mais eficaz no salto com vara (3,15 metros).

Nesta mesma disciplina Rui Cruz, do Grupo Alegre e Unido, da Bajouca, sagrou-se vice-campeão nacional (4,35 metros). Já Rita Vazão, do Grupo Desportivo das Pedreiras, foi medalha de bronze nos 3.000 metros obstáculos (15,27.70 minutos). Hugo Brígido, do Grupo de Atletismo da Caranguejeira, foi terceiro no salto em comprimento (6,62 metros).

Como é habitual, os atletas do Grupo de Atletismo de Fátima esteve em destaque nas provas combinadas: Carlos Prino foi segundo no heptatlo (4742 pontos) e Sara Ribeiro foi terceira no pentatlo (2983 pontos).

Realce ainda para dois atletas da Marinha Grande a representar o Sporting que revalidaram, cada um, dois títulos nacionais. João Pinto venceu os 60 e os 200 metros, ao passo que Oleksandr Lyashchenko ganhou o salto em comprimento e o triplo salto. Participaram ainda na estafeta 4x200 metros dos leões, que se sagrou campeã de Portugal.