Covid-19
Leiria activa escolas de acolhimento para crianças até aos 12 anos com pais na linha da frente no combate à pandemia
No concelho, os estabelecimentos de acolhimento indicados são as básicas Dr. Correia Mateus e Henrique Sommer.
De acordo com o Decreto Lei n.º 3-C/2021, de 22 de Janeiro, as actividades educativas e lectivas dos estabelecimentos de ensino, incluindo as actividades de apoio à família, encontram-se suspensas, pelo menos, até ao dia 5 de Fevereiro de 2021.
Em Leiria, perante a actual situação, mantêm-se abertas as escolas de acolhimento para crianças com menos de 12 anos cujos pais se encontrem em situação de mobilização ou prontidão para o serviço, como profissionais de saúde, bombeiros e forças de seguranças.
No concelho, os estabelecimentos de acolhimento indicados são a Escola Básica Dr. Correia Mateus e a Escola Básica/S Henrique Sommer, na Maceira.
Relativamente às creches, a unidade de acolhimento será o Centro Social Paroquial Paulo VI - Creche O Ninho.
O Município de Leiria assegura ainda as refeições escolares a todas as crianças da educação pré-escolar e alunos do 1.º ciclo do ensino básico, beneficiários da acção social escolar (escalão A e B), no período de interrupção das atividades.
Para os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e escolas secundárias, estas refeições são asseguradas pelas próprias escolas, mediante contacto das famílias.
Com o objectivo de minimizar o impacto negativo da pandemia na área social e da saúde comunitária, o Município criou também a linha de apoio social e psicológico, numa articulação da Divisão de Desenvolvimento Social com os serviços de Educação da Câmara de Leiria.