Sociedade

Leiria alarga compostagem comunitária à Maceira e aos Milagres

4 mar 2025 11:30

Iniciado em 2023, o projecto BioLeiria já está presente no Telheiro, Santa Clara, Marrazes e Monte Real, com compostores que permitem a valorização de resíduos orgânicos

leiria-alarga-compostagem-comunitaria-a-maceira-e-aos-milagres
Nos Milagres, os compostores foram colocados na rua do Brejo
CML

As freguesias de Maceira e Milagres, no concelho de Leiria, vão passar a dispor de um sistema de compostagem comunitária. A iniciativa decorre do projecto BioLeiria, promovido pelo município, e que irá abranger cerca de 50 novas famílias, que passarão a ter condições para valorizar os seus resíduos orgânicos, como restos de comida, cascas de fruta ou sobras de vegetais.

Os novos compostores estão colocados na rua do Brejo, nos Milagres, e na rua do Mercado, na Maceira. Em comunicado, a câmara frisa que esta nova fase do projecto “permitirá que mais habitantes valorizem os seus resíduos orgânicos, desviando a sua deposição em aterro e promovendo a economia circular, dando seguimento à aposta do Município de Leiria na sustentabilidade e na promoção da economia circular”.

O BioLeiria arrancou em 2023, como projecto-piloto, nas localidades de Telheiro (Barreira) e de Santa Clara (Parceiros). No final do ano passado, foi alargado aos Marrazes (Rua de Serrada de Pinhal) e a Monte Real (rua do Parque), com a criação de ilhas de compostagem comunitária, de acesso limitado e condicionado a cerca de 25 famílias em cada localidade.

O projecto visa a valorização de resíduos orgânicos, evitando a sua deposição em aterros, bem como o seu “tratamento in situ (no próprio local), com benefícios directos, como a eliminação de custos com transporte e tratamento e a redução das emissões atmosféricas”, assinala a câmara, frisando que o BioLeiria pretende também envolver a comunidade em “acções de minimização de resíduos”, reciclagem e reutilização na origem,

O composto gerado é distribuído para as hortas, vasos e sementeiras das famílias participantes, ou para as áreas verdes das freguesias, proporcionando benefícios ambientais para todos.