Viver

Leiria Medieval: quando o futuro de Ceuta e do Infante Santo se discutiu junto ao rio Lis

21 jul 2022 13:03

Torneios de armas a cavalo e conversas sobre a Idade Média são novidades do Leiria Medieval em 2022

leiria-medieval-quando-o-futuro-de-ceuta-e-do-infante-santo-se-discutiu-junto-ao-rio-lis
O actor João Augusto interpreta o rei D. Duarte
CML

Em 1438, a peste circula em Portugal. Quando se realizam as cortes convocadas por D. Duarte, Leiria é escolhida para acolher a reunião magna, em que o rei escuta representantes dos municípios, do alto clero e da nobreza. Urge decidir sobre o destino de Ceuta e do infante D. Fernando, retido em cativeiro no norte de África.

É um momento dramático no reinado e marcante na história do País, que de hoje a domingo, 21 a 24 de Julho, serve de tema para a nona edição do Leiria Medieval, com actividades distribuídas por quatro núcleos principais: Castelo, Jardim Luís de Camões, Jardim da Vala Real e Moinho do Papel.

As cortes de 1438 são as últimas de cinco cortes ocorridas em Leiria. “Tão significativas que ocupam metade da Crónica de D. Duarte”, realça Luís Mourão, numa referência ao texto escrito por Rui de Pina em finais do século XV ou inícios do século XVI.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ