Economia

‘Link Me Up – 1.000 Ideias’ respondeu a 48 problemas apresentados por empresas

5 ago 2022 11:05

Envolvidos 250 estudantes do Politécnico de Leiria e de escolas com ensino profissional

link-me-up-1000-ideias-respondeu-a-48-problemas-apresentados-por-empresas
Empresas e instituições são convidadas a apresentar casos para resolução
Ricardo Graça/Arquivo

Ao longo das últimas quatro edições do projecto Link Me Up – 1.000 Ideias, foram resolvidos 48 casos apresentados por 47 empresas e instituições, envolvendo cerca de 250 estudantes e mais de 90 facilitadores do Politécnico de Leiria e de escolas com ensino profissional.

Os vencedores das edições regionais do Link Me Up vão participar na fase nacional, que se realiza no Politécnico de Beja, entre os dias 12 a 15 de Setembro.

Estão a concurso prémios para os 1.º, 2º e 3º classificados (5.000 euros, 3.000 euros e 1.500 euros, respectivamente), informa uma nota do Politécnico de Leiria.

A decorrer está já o período de manifestações de interesse pelas empresas/organizações, que devem ser apresentadas até ao dia 7 de Setembro, via e-mail para linkmeup@ipleiria.pt ou susana.rodrigues@ipleiria.pt.

As empresas/organizações são convidadas a apresentar problemas reais e/ou desafios para os quais se procuram respostas, integrando equipas multidisciplinares de estudantes do ensino superior de diversas áreas, empresas/organizações e professores que são os “facilitadores” do processo de co-criação de inovação nos “casos” apresentados.

A nível nacional, o projecto conta já com cerca de 490 casos desenvolvidos, envolvendo aproximadamente 2.500 estudantes, 570 facilitadores e 440 empresas e instituições.

O objectivo do projecto é atingir, até à sexta edição, em 2023, mil ideias, ou seja, 600 casos de co-criação de inovação e 400 ideias de negócio, e o envolvimento de 4.835 estudantes e 600 empresas, bem como gerar a criação de 50 empresas.

O Link Me Up – 1.000 Ideias é um projecto liderado pelo Politécnico de Leiria, e engloba um consórcio de 13 politécnicos portugueses, de Norte a Sul do país.

Consiste na constituição de equipas multidisciplinares de estudantes de diversas áreas, colaboradores de empresas/organizações e docentes que são os “facilitadores” do processo de co-criação de inovação.

“O processo de co-criação de inovação com a metodologia Demola desafia os estudantes de ensino superior, em co-criação com as organizações globais e locais, a criar um futuro melhor”, destaca o Politécnico.

O processo implica a angariação e selecção das empresas/organizações, a redacção dos casos, a angariação e selecção dos estudantes.

O projecto inicia-se com a apresentação, por parte de uma empresa, de um problema/desafio que consiste num tema, um fenómeno ou uma tecnologia que interessa compreender, para abrir novas possibilidades de negócio ou ajuda aos negócios actuais.

As empresas colocam um desafio que é transformado em “case design” e colocado online.

Os estudantes candidatam-se, na plataforma do projecto, à participação no caso da empresa que querem e, após a selecção dos candidatos que garantem as competências necessárias à resolução do caso, a equipa multidisciplinar é constituída.

Segue-se o processo de co-criação de inovação, através de design thinking, abordagem de cenário e construção de demonstração, ao longo de oito a dez semanas.

Por fim, são apresentados os resultados de cada equipa, que podem permitir a concretização da visão e oportunidades futuras da empresa/organização.

O Link Me Up – 1.000 Ideias tem um investimento de 5,9 milhões de euros e um financiamento de 4,7 milhões de euros de Fundo Social Europeu, através do programa Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia.