Economia

Livro conta histórias de quem vive e trabalha no centro

11 mai 2022 10:46

Obra apresentada em Peniche insere-se em projecto mais abrangente para promover região

livro-conta-historias-de-quem-vive-e-trabalha-no-centro
Livro tem lista de locais com condições para trabalhar de forma remota
DR

Larissa Amaral e Felipe de Moraes são originários do Brasil, ele engenheiro do ambiente e instrutor de surf, ela arquitecta e tatuadora. Percorreram vários pontos do país até se instalarem de forma permanente no Oeste. “Não trocamos a vida nas Caldas da Rainha por nada”.

O testemunho consta do livro Work from Centro de Portugal, apresentado esta terça-feira em Peniche pelo Turismo Centro de Portugal.

“Esta é mais uma iniciativa inserida num projecto abrangente, que visa promover a região Centro como destino de trabalho remoto para trabalhadores remotos e nómadas digitais, com oferta para todas as pessoas, famílias e equipas que pretendam trabalhar à distância”.

Nas páginas do livro contam-se as histórias de pessoas que mostram como é viver e trabalhar em vários pontos do Centro de Portugal. “Rostos de quem se move em sectores tão diferentes como a cultura, o desporto, a tecnologia, as artes e ofícios tradicionais”, explica uma nota do TCP.

O livro disponibiliza igualmente uma listagem extensiva de locais com condições especialmente indicadas para quem escolhe a região para trabalhar de forma remota.

“Com este livro, procuramos estruturar a oferta disponível a este nível no território, não só para nómadas digitais, mas também para escritores, artistas e outros profissionais. Há muitas formas de trabalho remoto, sem ser digital, e o território tem de estar preparado para esta realidade”, disse na apresentação Carlos Bernardo, um dos autores do projecto.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, enalteceu o facto de este projecto “acompanhar as tendências mais recentes, de pessoas que procuram locais diversificados para trabalhar e viver”.

“A diversidade do Centro de Portugal é uma característica que nos distingue, esta é uma região adequada para desenvolver este segmento. A partir daqui qualquer pessoa pode trabalhar para o mundo”, justificou.

Já a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, elogiou esta iniciativa da Turismo Centro de Portugal e lembrou as mudanças profundas que a pandemia trouxe a nível profissional.

“Mostrou a todos a necessidade de termos uma vida mais balanceada. Reunimos todas as condições para afirmar Portugal como um local ideal para visitar e sobretudo para viver – para estudar, trabalhar e ter filhos.”

“As famílias que têm escolhido o nosso país para viver, ou para passar dias ou semanas, são novas janelas abertas para o mundo, que trazem aos territórios oportunidades de evoluir, ficando a par das novas tendências”, frisou a governante.