Economia

Lusiaves investe 10 milhões de euros em parque fotovoltaico em Soure

5 ago 2022 15:09

Grupo de Leiria afirma ser o primeiro projecto a avançar no âmbito do Leilão Solar 2019

lusiaves-investe-10-milhoes-de-euros-em-parque-fotovoltaico-em-soure
Central é composta por 30 mil módulos
DR

O Grupo Lusiaves acaba de anunciar ser a primeira empresa a colocar em pleno funcionamento um parque fotovoltaico resultante do Leilão Solar promovido pelo Ministério do Ambiente e da Transição Energética.

O parque fotovoltaico da Quinta da Cruz, em Soure, com capacidade instalada de 17,37 megawatts, foi colocado a funcionar este mês pela empresa Made Better, participada do Grupo Lusiaves.

Os 30 mil módulos da Central Fotovoltaica representam um investimento de 10 milhões de euros, revela em comunicado o grupo de Leiria.

Esta central, uma das 65 que o Grupo Lusiaves tem a nível nacional, assegurará uma produção anual que “será suficiente para fornecer electricidade a mais de 8000 habitações familiares portuguesas”.

Segundo o presidente da Lusiaves, Avelino Gaspar, desde há vários anos que o grupo tem vindo a apostar fortemente na transição energética.

“Não apenas porque tornamos as nossas empresas mais competitivas e sustentáveis, ao passarmos a produzir localmente a nossa energia limpa, a ter processos produtivos mais eficientes e a aplicar modelos de economia circular, mas sobretudo porque, com esta redução das emissões de CO2, estamos a dar um importante contributo para limitar as mudanças climáticas e a evitar o consumo excessivo de recursos do planeta.”

Graças à adopção de soluções ambientalmente sustentáveis, o grupo empresarial de Leiria fica agora com uma capacidade instalada, a nível nacional, de 32 megawatts de produção de energia eléctrica a partir da energia solar, sendo uma parte para autoconsumo e a outra para venda à rede.

O Grupo Lusiaves, através da empresa Made Better, possui unidades de produção de energia dispersas a nível nacional, com 83 instalações, 46 designadas de Unidades de Pequena Produção,  com o acumulado de 6 megawatts instalados; 37 unidades de Unidade de Produção de Autoconsumo (UPAC), com o acumulado de 8,6 megawatts instalados; e um Centro Electroprodutor, na Quinta da Cruz, com 17,37 megawatts ligado à rede pública de distribuição em alta tensão através de uma subestação própria de 60kV.

Esta aposta permite evitar anualmente a emissão de aproximadamente 15 mil toneladas de CO2, “valor equivalente a cerca de 130 milhões de quilómetros percorridos de automóvel ou fornecer energia elétrica a 14.429 habitações”.

Os investimentos em 2022, entre a Central Fotovoltaica de Soure e as UPAC, superam já os 15 milhões de euros, “sendo de extrema importância para a empresa esta aposta numa solução de relação de custo da energia, cujo valor tem sofrido aumentos significativos nos últimos tempos”.

O Grupo Lusiaves emprega cerca de quatro mil colaboradores, dos quais 3.700 são directos. Com mais de 40 instalações e 65 quintas de produção, está presente em 24 concelhos, produz anualmente mais de 110 milhões de pintos e mais de 460 mil toneladas de ração.

Exporta para mais de duas dezenas de mercados internacionais, em quatro continentes.