Viver
Marionetas nas ruas de Alcobaça. “Por favor, engana-me, que eu quero ser enganado”
No 26.º Marionetas na Cidade, a decorrer até domingo, participam 13 companhias de seis países
Os bonecos manipulados pela japonesa Yuki actuam para uma pessoa de cada vez – e não mais do que uma, em cada sessão. Vão estar no 26.º Marionetas na Cidade, a decorrer até domingo, 8 de Outubro, em Alcobaça. O festival começou na segunda-feira e até ao último dia contempla um total de 70 apresentações e 14 espectáculos, em oito locais, por 13 companhias de seis países. Promete alcançar todas as idades, e gostos muito diferentes, com um programa que inclui circo da idade da pedra (Os Trogloditas, da Tanxarina, de Espanha) e personagens que saem de dentro de uma barriga (o deambulante Gran Teatro Dentro, do italiano Roberto Di Lernia).
“Quando te sentas para ver marionetas, sentas-te com o espírito de 'por favor, engana-me, que eu quero ser enganado'”, comenta José Valbom Gil, da companhia S.A. Marionetas, que organiza o festival. “E esse é o grande segredo da continuidade do teatro de bonecos”. A ligação “entre dois seres humanos” – artista e observador.
Na edição de 2023, encontram-se várias estreias nacionais, ou seja, produções que, pela primeira vez, são mostradas em Portugal. “Temos vários espectáculos que há varios anos gostaríamos de trazer aqui”, assinala José Valbom Gil. O circo é “um dos temas escondidos” do programa que acontece na rua (Rua Dr. Nascimento e Sousa, Praça 25 de Abril, Praça D. Afonso Henriques e Praça da República) e atrás de portas (Armazém das Artes, Mercado Municipal e Cine-Teatro João D'Oliva Monteiro). Mas também há teatro de sombras com o inglês Drew Colby (“um dos maiores artistas mundiais nesta técnica”) e de França chega Pendiente de um Hilo, pelo companhia Pelele (“das mais conceituadas das marionetas de fios”).
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.