Sociedade
Mau tempo provoca dois deslocados em Leiria
Município de Leiria apela à população para evitarem a zona pedonal do Polis.
Uma família foi realojada na madrugada de hoje devido à queda de uma árvore no seu telhado, na zona de São Romão em Leiria.
Segundo a Câmara de Leiria, na sequência da queda de um telhado num apartamento na zona de São Romão, foi necessário realojar uma idosa e o filho, portador de doença mental, para o Centro de Emergência de Alfeizerão da Segurança Social.
"Neste momento, ainda não é possível indicar quando será possível regressarem à sua habitação, sendo que esta é uma situação que está a ser acompanhada de perto tanto pela Segurança Social como pelo Município."
Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria, anunciou que foram registadas 17 inundações e 60 quedas de árvores, mas “nada de grave”.
“A maioria dos casos foi de imediato resolvido pelos serviços da protecção civil e juntas de freguesia”, disse.
A passagem da depressão Elsa provocou ainda cortes de energia na maioria das localidades do norte do concelho, assim como em Parceiros, Azoia e Maceira, que é resultado, sobretudo de “quedas de árvores nas linhas de alta tensão”.
“A EDP informou-nos que toda a média tensão já está operacional e existem ainda situações pontuais no que se refere à baixa tensão. Aos poucos a situação está a estabilizar”, garante o autarca, enaltecendo a resposta rápida da empresa de energia eléctrica.
Gonçalo Lopes apela à população para evitarem a zona pedonal do Polis, afastando-se das margens do rio, uma vez que o Lis apresenta um caudal elevado e com a continuação das chuvas há risco de transbordo. Durante a noite, foi precisamente na zona do Polis, em São Romão, que o rio galgou as margens.