Desporto

Meia Maratona de Leiria está de volta para desafiar toda a família

13 set 2022 10:24

Prova agendada para 2 de Outubro tem percursos dos 500 metros aos 21,097 quilómetros

Iniciativa conta com prova para os mais pequenos
Iniciativa conta com prova para os mais pequenos
CML/Arquivo
Meia Maratona tem partida e meta no Largo 5 de Outubro
Meia Maratona tem partida e meta no Largo 5 de Outubro
ADA/Arquivo
Edição de 2019 contou com mais de mil atletas
Edição de 2019 contou com mais de mil atletas
Atletas.net/Arquivo

A Meia Maratona de Leiria regressa às estradas do concelho a 2 de Outubro com propostas dos 500 metros aos 21,097 quilómetros que prometem desafiar dos mais pequenos aos mais competitivos.

O "incontornável" regresso da distância às estradas da região foi apresentado ontem, no Leiria Shopping, onde o vereador do desporto garantiu que "toda a família pode estar envolvida".

Citado na nota de imprensa enviada pelo município, Carlos Palheira enaltece que a iniciativa pretende promover hábitos de vida saudáveis, "dar a conhecer o território" e "potenciar o turismo activo".

Nesta quarta edição da Meia Maratona de Leiria, a prova conta ainda com três padrinhos. 

"E se Raimundo Santos, o primeiro atleta olímpico do distrito de Leiria, presente nos 10.000 metros dos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, não prometeu fazer-se à estrada, já Odete Fiuza, a leiriense presente em sete Jogos Paralímpicos, garantiu que vai correr os 21,097 quilómetros da prova. Quanto a Mónica Rosa, que conquistou quatro medalhas de ouro em Europeus de corta-mato, marcará presença nos 10.000 metros", acrescenta a nota.

Além disso, há ainda uma prova de 10 quilómetros, uma caminhada de 5 quilómetros e um percuso de 500 metros para os mais novos. Os percursos já estão disponíveis (pode consultar aqui).

A meia maratona, com distância certificada pela Federação Portuguesa de Atletismo, começa às 9:30 horas no Largo 5 de Outubro, seguindo pela Rua Capitão Mouzinho de Albuqurque, Complexo Municipal de Piscinas, Ponte do Euro e Estrada da Estação, retornando na Rua D. Carlos I.

Regressará pelo mesmo trajecto até ao Estádio Municipal, passando novamente pelo Largo 5 de Outubro, Rua Tenente Valadim, Avenida Nossa Senhora de Fátima e seguindo na direção das Cortes, fazendo novo retorno a 500 metros da Quinta de São Venâncio.

Depois segue pela Rua Miguel Torga, Ponte dos Caniços, Rua de Tomar, Largo Afonso Zúquete e termina onde começou, no Largo 5 de Outubro.

"O percurso é plano e a adesão tem sido grande. É, pois, esperada uma 'massa humana espetacular'", acrescenta a informação sobre a prova com prémios monetários até 300 euros para os primeiros classificados. 

A Meia Maratona de Leiria, organizada pela Native Warriors em parceria com o município, integra a programação de Leiria Cidade Europeia do Desporto 2022. O evento conta ainda com o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, o Núcleo de Espeleologia de Leiria, o Clube de Orientação do Centro, a Juventude Vidigalense e o Clube de Atletismo da Barreira. 

As inscrições estão abertas em Meia Maratona Leiria (clique aqui). Há também inscrições abertas para voluntários (clique aqui) que queiram colaborar com a organização.

Preços de inscrição

Meia Maratona de Leiria: 12 euros para as primeiras 1000 vagas, pelo que posteriormente terá o valor de 15 euros;

Decathlon 10 quilómetros: 10 euros, para as primeiras 500 vagas, pelo que posteriormente terá o valor de 12 euros;

Kids Race: 5 euros

Caminhada solidária: 5 euros (verba resultante para uma instituição de solidariedade local)