Economia

Ministro da Economia presente na apresentação da agenda mobilizadora BlockChain PT. Descentralizar Portugal com tecnologia blockchain

27 out 2023 14:42

Sessão acontece no Mercado Municipal de Leiria, no dia 9 de Novembro

ministro-da-economia-presente-na-apresentacao-da-agenda-mobilizadora-blockchain-pt-descentralizar-portugal-com-tecnologia-blockchain
António Costa Silva
Governo de Portugal

A apresentação pública da Agenda Mobilizadora BlockchainPT, liderada pela VoidSoftware, empresa tecnológica de Leiria, está marcada para o dia 9 de Novembro, a partir das 9:30 horas, na sede da Startup Leiria, no Mercado Municipal de Leiria.

A sessão, que reunirá alguns dos principais protagonistas nacionais desta área tecnológicas e abrir uma discussão sobre o seu potencial na criação de valor, deverá contar com a presença do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.

A BlockChain PT. Descentralizar Portugal com tecnologia blockchain, envolve 50 organizações, num esforço liderado pela VOID Software, contando com um investimento de cerca de 59milhões de euros - financiamento não reembolsável de cerca de 44 milhões de euros do PRR.

Quando concretizada, a iniciativa será responsável pelo lançamento de 26 produtos, processos ou serviços de elevado potencial de exportação e escalabilidade, pelo desenvolvimento de 113 publicações técnico-científicas em co-autoria entre empresas e instituições de Investigação e Desenvolvimento e na formação e empregabilidade de cerca de mil pessoas.

No Mercado Municipal de Leiria, estará presente ainda Miguel Pupo Correia, coordenador da Estratégia Nacional de web3, que irá partilhar com os presentes informações sobre o processo e as linhas operacionais desta estratégia. 

Durante a sessão, serão debatidos os possíveis usos da tecnologia Blockchain/DLT em vários sectores, incluindo a saúde, a rastreabilidade, a economia verde, a transição digital e o sector público e outros sectores regulados. 

O evento é gratuito e aberto ao público, bastando clicar e fazer o registo na plataforma Meetup para participar

Veja Também