Sociedade
Monte Real junta-se à corrida pelo novo aeroporto
A Comissão Técnica Independente responsável pelo estudo da localização para o novo aeroporto incluiu Monte Real na lista de possíveis locais, com base na proposta apresentada pelo município de Leiria
Monte Real está na corrida pelo novo aeroporto. A Comissão Técnica Independente (CTI), responsável pelo estudo da localização do futuro aeroporto da região de Lisboa, acrescentou o nome de Monte Real na lista de possibilidades, noticiou hoje o jornal “Público”.
A inclusão de Monte Real resulta de uma proposta apresentada pelo presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, à CTI, referiu a presidente da comissão, Rosário Partidário, ao “Público”. O documento foi enviado pela autarquia no início deste ano.
“A inclusão de Monte Real neste estudo resulta das diligências que efectuámos junto da Comissão Independente, após a inclusão de Leiria no traçado da Alta Velocidade Ferroviária, por entendermos que a Base de Monte Real passa a reunir condições para ser encarada numa dupla perspetiva: por um lado, como opção de localização do futuro aeroporto, ou, por outro, como base de dimensão regional, especialmente vocacionada para assegurar serviço aeroportuário à região Centro, actualmente a única região do País sem aeroporto, registando uma crescente procura internacional”, salienta o presidente do município na sua página de Facebook.
Para Gonçalo Lopes, “nos dias de hoje as distâncias não devem ser medidas em quilómetros, mas em minutos, e como tal, Leiria vai ficar a apenas a 40 minutos de Lisboa e 50 do Porto, o que reforça a nossa posição que está ancorada na defesa do superior interesse nacional”.
“Acredito que a localização do aeroporto a Norte do Tejo é a que melhor serve o País, por aqui se localizar a esmagadora maioria dos futuros utilizadores e também por estar a norte a força da economia portuguesa”, reforça o edil.
Foi em Novembro do ano passado que iniciou o trabalho da comissão independente, que contou com uma lista-base de possíveis locais fornecida pelo Governo e que incluíam: Portela + Montijo; Montijo + Portela; Campo de Tiro de Alcochete; Portela + Santarém; e Santarém.
Entretanto, às cinco opções iniciais juntaram-se mais quatro. Alverca, Beja e Monte Real, partindo de propostas externas enviadas à CTI, e uma outra, que combina Alcochete e Portela, elaborada pela própria comissão.
A lista final de possíveis localizações será divulgada pela CTI no dia 27 de Abril, não estando descartada a hipótese de serem considerados mais locais, além dos nove que já estão em cima da mesa.