Sociedade
Movimento Pró-Fátima a Concelho dá-se a conhecer à população em espectáculo
A primeira vez que Fátima lutou para ser concelho aconteceu em 1992, com o chumbo da pretensão pela Assembleia da República
O Movimento Pró-Fátima a Concelho organiza hoje, dia 22, a partir das 21 horas, um espectáculo musical, cujo objectivo é lançar o esta iniciativa junto da população de Fátima.
Segundo uma nota de imprensa, o movimento pretende aproximar-se da população, auscultar as suas necessidades e apelar ao apoio à causa.
O espectáculo, que decorrerá no Salão Paroquial de Fátima, contará com as actuações de artistas locais e com a intervenção do líder do movimento, António Neves Martins.
Ainda com o veto presidencial de Jorge Sampaio, que, em 2003, inviabilizou a criação do concelho de Fátima, a luta reacende-se agora, com a reactivação do movimento pró-concelho, formalizado em Abril.
A primeira vez que Fátima lutou para ser concelho aconteceu em 1992, com o chumbo da pretensão pela Assembleia da República. Já em 2003 e depois da aprovação por unanimidade no Parlamento, a causa esbarrou no veto do Presidente da República Jorge Sampaio à lei-quadro da criação de municípios.
As pretensões de elevação de Fátima a concelho surgiram ainda na década de 80 do século XX, espoletada pelos problemas no abastecimento de água na freguesia. "Foram anos trágicos com a falta de água. Isto foi o ponto de partida para o movimento", recordou Leonilde Madeira, professora aposentada durante a sessão de apresentação do actual movimento, em Abril.