Sociedade
Município de Leiria anuncia campanha para reflorestar áreas atingidas pelos fogos
Proprietários interessados em aderir a esta campanha, podem contactar o município, que, após essa identificação, irá definir os termos da campanha.
Ainda no rescaldo dos fogos que, esta semana, atingiram as freguesias de Arrabal e Caranguejeira, a Câmara de Leiria anunciou, esta quinta-feira, que irá apoiar os proprietários afectados na reflorestação das áreas ardidas. Os moldes em que tal acontecerá não estão ainda definidos.
Numa nota de imprensa, a câmara explica que a campanha, denominada Reflorestar Leiria, visa auxilia
r a plantação de árvores nos 440 hectares de floresta destruídos incêndios, que se estima tenham libertado para a atmosfera cerca de 3.200 toneladas de CO2 [dióxido de carbono]".
“Mais do que fazer um balanço ou lamentar as perdas originadas pelos incêndios, importa desde já olhar para a frente e começar a trabalhar na recuperação das áreas atingidas”, defende o presidente do município, Gonçalo Lopes.
Citado naquele comunicado, o autarca adianta que, num primeiro momento, a câmara juntas de freguesia procurarão identificar os proprietários afectados, "para definição dos moldes em que poderão ser apoiados".
"Nos próximos dias vão ser estabelecidos os termos em que será concretizada a campanha, nomeadamente a definição de espécies que poderão ser contempladas", informa a câmara.
Os privados "interessados em aderir a esta campanha, podem contactar o município através do e-mail reflorestarleiria@cm-leiria.pt", acrescenta a nota da autarquia, referindo que "oportunamente" serão divulgadas informações sobre as acções de reflorestação e "os moldes em que será possível participar".