Sociedade
Município de Leiria anuncia vigília e recolha de medicamentos em apoio à Ucrânia
Executivo recebe comunidade ucraniana em Leiria
O executivo da Câmara de Leiria, liderado por Gonçalo Lopes, recebeu este noite a comunidade ucraniana residente em Leiria e manifestou o apoio à Ucrânia, que está a ser alvo de uma ofensiva militar, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos mais de 120 mortos, incluindo civis, e centenas de feridos, em território ucraniano, segundo Kiev.
O presidente anunciou a realização de uma vigília para este domingo, dia 27, na Praça Rodrigues Lobo, pelas 20 horas, e uma manifestação para o sábado da próxima semana.
Vai ainda avançar uma recolha de medicamentos para apoiar a Ucrânia.
"Tenham consciência de que Portugal, a nossa região e o nosso município tudo farão para acolher as pessoas nas condições ideais caso queiram vir para Portugal como refugiados. Estamos a criar condições. Já reunimos com associações e com outros autarcas para que, caso haja vontade de estarem em segurança em Portugal em Leiria em particular, poder dar respostas", disse Gonçalo Lopes aos presentes, que exibiam cartazes a pedir o fim da guerra.
O autarca salientou que é "um dever de responder àquilo que tem sido a vossa participação e o envolvimento com a nossa terra". "No fundo, somos povos irmãos com a relação que criamos ao longo dos últimos anos. A vossa presença em Leiria tem sido excepcional. O que estão a viver nenhum povo merece", afirmou Gonçalo Lopes.
No final do encontro, que decorreu na Câmara de Leiria, cerca de 200 ucranianos cantaram o hino da Ucrânia à porta da autarquia.