Sociedade

Município de Leiria atribuiu mais de 2,5 ME em apoios sociais no último ano

23 jan 2024 14:12

Comparticipação de rendas e medicamentos, habitação e programas Creche para Todos, Táxi 65+ e Banco de Ajudas Técnicas foram algumas das áreas abrangidas.

municipio-de-leiria-atribuiu-mais-de-25-me-em-apoios-sociais-no-ultimo-ano
Apoio ao arrendamento foi uma das áreas que mobilizou mais verbas
Ricardo Graça

No ano passado, a Câmara de Leiria atribuiu mais de 2,5 milhões de euros em apoios sociais, com as áreas da habitação e da alimentação a registarem o maior número de pedidos.

Em comunicado, a autarquia explica que a verba em causa abrange os vários programas de apoio do município, onde se inclui a comparticipação de rendas e de medicamentos e os projectos Creche para Todos, Táxi 65 +, Teleassistência e Banco de Ajudas Técnicas. O montante inclui ainda os apoios concedidos às instituições sociais ao abrigo do PRO Leiria.

De acordo com os dados disponibilizados, o Fundo Municipal de Emergência Social (FMES) apoiou, no ano passado, 619 pessoas com um total de 403.441 euros. Segundo a autarquia, houve um aumento de pedidos em relação a 2022, sobretudo, no que se refere à habitação e à alimentação.

Já o programa de comparticipação ao arrendamento chegou a 348 munícipes com um valor de 392.934 euros. “Apesar de muitas famílias terem começado a receber apoio do programa do Governo + Habitação, houve um ligeiro aumento de beneficiários do programa de arrendamento, com 200 pedidos e 107 deferimentos”, informa a câmara.

Em relação ao apoio para a compra de medicamentos, foram disponibilizados quase 65 mil euros, que abrangeram 952 pessoas.

Por seu lado, no programa "Creche para Todos", destinado a apoiar a integração de crianças em creches da rede privada, foi atribuído a 86 pessoas, totalizando cerca de 64 mil euros. Neste caso, houve um decréscimo em relação ao valor de 2022, que rondou 116 mil euros, justificado com a “implementação da gratuitidade nesta resposta social”.

Os dados relativos ao TÁXI 65+, serviço promovido pelo município e que disponibiliza o transporte de táxi a pessoas com mais de 65 anos, para deslocações a consultas ao hospital ou centros de saúde, tratamentos, exames complementares de diagnóstico e internamentos, indicam que este apoio beneficiou 188 munícipes com a verba de 14 mil euros.

No ano passado, a câmara entregou ainda cerca de 1,6 milhões de euros a 83 instituições que actuam no sector.