Sociedade

Município de Leiria vai reforçar vigilância ambiental com dois drones

7 out 2022 17:56

Equipamentos servirão também de apoio a missões de protecção civil. A aquisição de drones faz parte de um conjunto de medidas integradas no plano de acção de valorização e sustentabilidade ambiental de Leiria anunciado esta sexta-feira.

municipio-de-leiria-vai-reforcar-vigilancia-ambiental-com-dois-drones
Drones irão reforçar a capacidade do Serviço Municipal de Vigilância Ambiental
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

O Município de Leiria vai adquirir dois drones para acções de vigilância ambiental e apoio a missões de protecção civil. A medida foi anunciada esta tarde, durante a apresentação do Plano de Acção de Valorização e Sustentabilidade Ambiental do Município, composto por dez medidas de intervenção.

À margem da sessão, Luís Lopes, vereador do Ambiente, adiantou que os drones estarão operacionais durante o primeiro trimestre do próximo ano, incluindo a aquisição dos equipamentos e a formação das pessoas que os irão utilizar, nomeadamente dos elementos do Serviço Municipal de Vigilância Ambiental.

Segundo o autarca, a câmara já está a usar este tipo de recurso, mas estes dois drones ficarão afectos à vigilância ambiental, funcionando como “dissuasão e apoio técnico”, e à área da protecção civil.

“São dois drones com tipologia diferente: um para acções de reconhecimento e recolha de imagens e outro com maior porte e autonomia para, em, missões de protecção civil, voar com maior intensidade de vento e com capacidade para atingir altitudes superiores, permitindo, por exemplo, a identificação de vítimas”, revelou Luís Lopes.

Em complemento da intervenção do vereador, o presidente da câmara afirmou que o objectivo é “aumentar capacidade de vigilância do território em relação aos crimes ambientais”. Além do reforço da capacidade técnica da SMVG, o município espera contar com o envolvimento de “todos”. “O exército que temos é muito curto. Daí a aposta na sensibilização e no envolvimento das juntas de freguesias, forças de segurança e bombeiros para aumentar capacidade de vigilância do território em relação aos crimes ambientais”, frisou Gonçalo Lopes.

Entre as medidas constantes no Plano de Acção de Valorização e Sustentabilidade Ambiental consta a realização de um estudo técnico e económico para tratamento e valorização de efluentes agropecuários, que já foi adjudicado a uma empresa da especialidade, como noticiou recetemente o JORNAL DE LEIRIA.

Captar e promover investimentos para o cluster empresarial de valorização energética e orgânica de efluentes agropecuários, apoio e implementação de boas práticas alternativas aos espalhamentos de fertilização de terrenos agrícolas e mapeamento de áreas agrícolas para valorização orgânica (espalhamentos) são outras das medidas previstas.

Do plano de acção faz também parte o projecto Leiria + Verde que pretende aumentar a valorização de biorresíduos através de recolha selectiva e, dessa forma, contribuindo para desviar a deposição de resíduos em aterro e “estimular a economia circular”.

O anúncio do plano aconteceu na véspera de o executivo assinalar um ano de mandato, com o objectivo de “reafirmar o compromisso” da maioria socialista de colocar o ambiente como “grande aposta” da autarquia, frisou Gonçalo Lopes.