Sociedade

Museu da Vida de Cristo vendido por 1,1 milhões de euros

2 jun 2021 12:25

Empreendimento em Fátima transaccionado quatro anos depois da insolvência

museu-da-vida-de-cristo-vendido-por-11-milhoes-de-euros
Cena do Museu da Vida de Cristo
János Korom (2015)
Redacção/Agência Lusa

Quatro anos depois de declarada a insolvência, o Museu da Vida de Cristo, em Fátima, foi vendido por um 1,1 milhão de euros, longe dos 5,9 milhões de valor mínimo fixado em 2017, quando foi declarada a insolvência, por dívidas de 6,1 milhões de euros (3,6 milhões dos quais à Caixa Geral de Depósitos).

A sentença do Tribunal do Comércio de Santarém, que declarou encerrada a liquidação da Vida de Cristo – Parques Temáticos foi comunicada na segunda-feira. Segundo o processo, consultado pela Lusa, a escritura da venda realizou-se na sexta-feira, com o imóvel a ser adquirido pela Renowned Champion, imobiliária com sede em Lisboa.

210 figuras de cera

2007

Inaugurado em Abril de 2007, o Museu da Vida de Cristo, apresenta 210 figuras de cera, distribuídas por 33 cenas, a idade de Jesus na cruxificação

O edifício do museu contava com 16 estabelecimentos comerciais e parque de estacionamento com dois pisos, numa área total de 4.000 metros quadrados.

A venda por negociação particular - “forma de venda que consiste na promoção dos activos junto de potenciais interessados, estrategicamente escolhidos de acordo com o tipo de bens”- visou “obter a melhor valorização possível para o acervo”, justificou a administradora da insolvência.

Reconhecendo que a proposta fica “aquém da avaliação dos bens”, Tatiana Brás sublinhou que, só com a reabertura do museu, as lojas da galeria comercial poderão ter proveito, realçando que a maior parte das fracções está devoluta.

Segundo a administradora, o valor inicialmente atribuído ficou “desajustado face ao valor de mercado”, salientando que os bens “não têm suscitado interesse no mercado” e que a deterioração levou a uma desvalorização, a que juntou o facto de “a delonga na liquidação onerar a massa insolvente com despesas avultadas de IMI [Importo Municipal sobre Imóveis] e de condomínio”.

Em 2016, a empresa ainda tentou implementar um Processo Especial de Revitalização (PER), que não obteve a aprovação da totalidade dos credores, nomeadamente da Caixa Geral de Depósitos.

Em Março de 2017, a assembleia de credores da Vida de Cristo, Parques Temáticos, dona do museu, determinou o encerramento da actividade e a venda dos activos da empresa. Seguiram-se depois várias tentativas de venda, consumada agora.

Entre as razões invocadas para a insolvência, os proprietários referiam a redução do número de visitantes, de 80.000 em 2010 para 38.000 em 2015 e 2016, mostrando “a verdadeira dimensão da crise” que afectou o País e Fátima, cidade do concelho de Ourém, no distrito de Santarém, que vive essencialmente do turismo religioso.

O JORNAL DE LEIRIA contactou a Renowned Champion, para perceber o destino que pretende dar ao espaço, mas, até ao momento, não foi possível obter esclarecimentos.