Abertura

Negócios ultrapassam crises cíclicas e a concorrência do mercado global

25 abr 2024 10:00

Em 50 anos de liberdade, a abertura de Portugal ao mundo impulsionou várias actividades, entre elas o turismo

negocios-ultrapassam-crises-ciclicas-e-a-concorrencia-do-mercado-global2
O alojamento, na Nazaré, foi uma das actividades que mais se modificou nas últimas cinco décadas
Ricardo Graça/Arquivo
Daniela Franco Sousa

A resiliência tem sido uma característica transversal e constante entre muitos empresários desta região, que, a partir da revolução de Abril, têm sido colocados à prova em vários momentos. A entrada na Comunidade Económica Europeia (CEE), a exposição à concorrência global, o impacto da crise do subprime no sector da construção foram algumas das situações a gerir.

Por outro lado, num mercado aberto ao mundo, algumas actividades saíram beneficiadas, como foi o caso do turismo, que, captando público estrangeiro, se tornou num grande motor de desenvolvimento do País.

Dos anos de ouro da construção ao abrandamento do sector imobiliário

Dados do Anuário Estatístico de Portugal referem que, em 1974, foram concedidas pelas câmaras do distrito de Leiria 3.540 licenças para construção, ampliação e restauração, das quais 2.159 para habitações. Recentemente, as últimas estatísticas regionais, referentes a 2022, indicam que, nesse ano, as câmaras do distrito licenciaram um total de 1.703 edifícios.

Pedro Faria é responsável pela fabricante de gessos Sival, empresa de Leiria que testemunhou esses anos dourados da construção, quando o País, empobrecido, tinha carência de todas as infra-estruturas, a começar pela habitação, até aos dias de hoje, quando a economia vive uma fase de abrandamento, mas continua a ser precisa construção nova e reabilitação do parque imobiliário existente.

Com Pedro Faria, a Sival segue já na terceira geração de gestores. E desde a sua fundação, em 1944, até à actualidade, muitos foram os desafios colocados à empresa, alguns deles suscitados pela revolução de 1974. A Sival conta com aproximadamente 140 colaboradores, trabalha

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ