Sociedade
Nicolas Ferreira cria La Loka, uma sandália natural que muda de cor
A residir em França, jovem tem raízes em Porto de Mós.
A sola é 100% natural e a cor pode mudar em função do vestuário. Chama-se La Loka e é uma sandália também com baixa pegada de carbono, criada por Nicolas Ferreira, de 33 anos, nascido em França, mas com raízes familiares em Porto de Mós.
O projecto, que está a dar os primeiros passos, nasceu de uma necessidade de “reconversão profissional” de Nicolas Ferreira e do seu parceiro de negócio, que lhe está a dar apoio na área da comunicação e da gestão de marca. O jovem conta que, após 15 anos a trabalhar na área do comércio e na empresa do pai de montagem de alumínios, sentiu que precisava de dar um rumo diferente à sua carreira.
“Sabia que queria fazer alguma coisa com as mãos, mas não sabia exactamente o quê”, recorda. A “revelação” surgiu no dia em que entrou na antiga oficina do avô da esposa, que tinha sido sapateiro. O espaço estava “abandonado há muitos anos”, mas mantinha as ferramentas e os utensílios do ofício, que despertaram em Nicolas a vontade de aprender a profissão, uma vontade que aprofundou em contacto com vários sapateiros da região de Briscous, cidade basca onde vive, e que o levou a fazer um curso na área.
O processo, admite, “não foi fácil”, porque o centro de formação ficava a 700 quilómetros de distância e teve de deixar a esposa sozinha com o filho de dois anos, que só via ao fim-de-semana, mas confirmou que era mesmo esse o caminho que queria seguir. Já como sapateiro formado, foi desenvolvendo a ideia de criar “uma sand
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.