Desporto

O campo do Alqueidão da Serra é pelado novamente... por uma boa razão

1 ago 2025 14:00

A população juntou-se ao CCR Alqueidão da Serra para requalificar o espaço desportivo, que vai receber um novo relvado sintético

o-campo-do-alqueidao-da-serra-e-pelado-novamente-por-uma-boa-razao
Clube recordou os anos onde se jogava à bola em cima de terra batida e está prestes e exibir um relvado renovado
DR
Inês Gonçalves Mendes

Por momentos, o CCR Alqueidão da Serra recordou os anos primordiais do clube, onde o futebol se jogava em campo pelado, com pó e pedras à mistura, mas muita garra e vontade de vencer. O campo relvado desta instituição voltou a ser pelado, somente por alguns dias.

O clube de Porto de Mós está a realizar um grande investimento na requalificação das infra-estruturas e um tapete novo é a maior novidade.

“O nosso antigo relvado fazia 18 anos, estava completamente em fim de vida, ainda mais quando a nossa formação está a evoluir”, refere Patrícia Marto, tesoureira do emblema que contribui activamente para o funcionamento da estrutura.

No ano em que celebra o cinquentenário, o Alqueidão da Serra resolveu pôr mãos-à-obra, com uma ajuda especial: a população junta-se após o horário de expediente, aos sábados e aos domingos de manhã para ajudar no que pode.

“Pedimos mesmo à população para nos vir ajudar. Há 18 anos, foi assim que construímos o nosso campo sintético, e está a ser assim novamente”, adianta a responsável.

Há sempre algo para fazer, para melhorar, e a população daquela localidade de Porto de Mós não tem faltado. A união da freguesia e a paixão pelo clube movem os habitantes que pretendem ver o clube com melhores condições e a ser cada vez mais um palco de excelência para a formação de crianças e jovens. Em troca, há sempre um almoço e dois dedos de conversa.

A par da mão-de-obra no terreno, empresas da região também têm apoiado a empreitada: emprestam máquinas, apoiam nos trabalhos mais pesados e comparticipam financeiramente.

O convite não está aberto somente à população de Alqueidão da Serra. Qualquer pessoa pode aparecer e dar uma mãozinha, estando previsto para dia 18 de Agosto a inauguração das instalações remodeladas, que ainda incluiu o afastamento de muros, a requalificação de balneários e pinturas.

Com apoios também camarários e da junta de freguesia, o clube prevê gastar cerca de 200 mil euros nas obras, mas o valor real é “incalculável”.

O presidente do CCR Alqueidão da Serra, Artur Correia, afirma que têm sido “dias intensos”, mas a ajuda não falta.

O clube também demonstra a sua vivacidade através do crescimento da formação – serão criadas novas equipas de juniores e iniciados. “Estamos a evoluir no futebol de formação. O futuro passa por dar condições aos mais novos, também para envolvê-los na direcção, para amanhã ou outro dia tomarem conta do clube”, observa.

O clube juntou atletas, dirigentes, amigos e associados em dois dias de festa – 11 e 12 de Julho – que celebraram o 50.º aniversário. “Foi engraçado, porque os garotos perceberam como jogávamos à bola há 30 anos”, comenta.

O futuro prevê-se risonho para este clube, que tem nos jovens uma forte aposta. “Da parte da população, já sabemos que podemos contar com eles. Na nossa terra, temos sempre uma grande adesão das pessoas”, reconhece o dirigente.