Desporto

O sonho olímpico interrompido pelo mais doloroso dos motivos

11 ago 2016 00:00

Irina Rodrigues lesionou-se a seis dias de competir no Rio de Janeiro

o-sonho-olimpico-interrompido-pelo-mais-doloroso-dos-motivos-4784
Jacinto Silva Duro

Há coisa de um mês, o JORNAL DE LEIRIA falou com Irina Rodrigues. A lançadora de disco abriu o coração, falou da vida, dos sonhos, dos sucessos e dos fracassos. E falou da esperança que tem em ser feliz.

Vinha de um resultado menos conseguido nos Europeus, mas continuava a ter a expectativa de marcar uma posição de relevo nos Jogos Olímpicos, a mais importante competição do planeta. Não conseguiu.

Não que o disco tivesse voado pouco, mas porque nem sequer chegou a voar. Porquê? Ainda era madrugada de quarta-feira em Portugal quando Irina, a nossa Irina, se lesionou. A atleta de 25 anos fracturou o perónio direito durante uma sessão de ginásio na Vila Olímpica, quando realizava exercícios com pesos.

O que aconteceu? “O piso estava húmido, escorreguei, caí com a anca e a barra caiu em cima do meu pé direito”, revelou a atleta nas redes. O incidente ocorreu num espaço que, garante quem já lá treinou, tem muito pouca aderência.

À hora do fecho desta edição ainda não tinha sido feita uma reavaliação à situação clínica de Irina Rodrigues. Não se sabia, pois, se teria de ser operada e, em caso positivo, se a intervenção cirúrgica seria feita no Brasil ou em Portugal. O que é certo é que depois da experiência de há quatro anos em Londres, a atleta portuguesa não poderá entrar no Estádio Olímpico e lançar o engenho lá para bem longe.

E logo ela que tinha tantas ganas de melhorar o resultado obtido em 2012... Depois da alegria com a conquista da medalha de bronze pela judoca Telma Monteiro, o ambiente na comitiva portuguesa está agora mais pesado.

O treinador de Irina estava inconformado com a situação. Orienta-a desde o dia em que a menina fez o primeiro treino de atletismo, já lá vão 12 anos, e acreditava que o Rio de Janeiro seria uma cidade maravilhosa para a sua pupila. Não foi.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.