Viver
O Torcicolo, Três Marias e Um Inimigo do Povo no Encontro de Teatro de Pombal
TAM, Ajidanha e Contacto participam no evento do TAP
O espectáculo da Ajidanha “sobre os ângulos rectos do poder” estreou há menos de um mês e pode ser visto este fim-de-semana em Pombal.
O Torcicolo, com encenação de José C. Garcia a partir de alguns textos do livro O Torcicologista de Gonçalo M. Tavares, é, segundo a nota de divulgação, “uma alegoria de desvio, uma tragédia geométrica e um exercício físico sobre a arte de não alinhar”.
Também muito recentemente, a Contacto – Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar estreou Um Inimigo do Povo, de Henrik Ibsen, com encenação de Pedro Damião, que aborda temas como a manipulação da opinião pública, a corrupção, a hipocrisia e o poder da maioria sobre a minoria, através da história do médico Thomas Stockmann, que descobre que a água de uma estância termal, principal fonte de riqueza da sua cidade, está contaminada, e apesar das suas boas intenções, é perseguido e tratado como inimigo pela população, que prefere ignorar a verdade em nome do lucro.
É outra peça que vai a palco no 13.º Encontro de Teatro organizado pelo Teatro Amador de Pombal (TAP).
O programa inclui ainda a produção Três Marias, pelo TAM – Teatro Artístico Mondinense, com criação e encenação por Fátima Martins e Rita Queirós, uma comédia à portuguesa sobre três gerações de mulheres.
Todas as apresentações têm entrada livre e acontecem no Teatro-Cine de Pombal.
As sessões de sexta-feira (Três Marias) e sábado (Um Inimigo do Povo) começam às 21:30 horas e no domingo (O Torcicolo) o início está marcado para as 17 horas.
A iniciativa do TAP conta com o apoio do Município de Pombal e da Junta de Freguesia de Pombal.