Sociedade
Obras na Escola Secundária de Porto de Mós começam em Outubro
Intervenção custará cerca de dez milhões de euros e deverá ficar concluída no Verão de 2026
As obras na Escola Secundária de Porto de Mós vão iniciar em Outubro, prevendo-se que fiquem concluídas no Verão de 2026. A informação é avançada pela vereadora da Educação, Telma Cruz, que reconhece que a situação obrigará “um maior esforço e compreensão por parte de pais, professores e alunos”, já que os trabalhos decorrerão em simultâneo com as aulas.
Orçada em quase dez milhões de euros, a financiar pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), a intervenção será feita por módulos, pelo que, “à partida, será possível manter o normal funcionamento da escola nas restantes instalações.
“Esperamos que, no ano lectivo 2026/2027 passemos a ter uma escola moderna, inclusiva, com sistema de climatização de última geração, salas de aula e de apoios suficientes, auditório, biblioteca, salas de música para o ensino articulado, laboratórios, um novo campo de jogos, sala condigna para professores, entre muitas outras mais-valias”, assinala Telma Cruz.
Após as obras de requalificação, a escola, que actualmente tem cerca de 850 alunos, ficará com capacidade para 1.200 estudantes, passando a integrar o universo da escola EB2 Dr. Manuel Oliveira Perpétua, localizada na Corredoura.
A par da requalificação e ampliação da escola secundária, o município avançará com a abertura da rua Adelino Reis dos Santos, e ao longo desta, criar “dezenas” de lugares e disponibilizar condições para permitir que as viaturas, incluindo autocarros, parem junto à nova entrada da escola e circulem. Segundo a vereadora Telma Cruz, trata-se de “uma obra determinante para fazer face aos actuais enormes constrangimentos de trânsito”.
O município tenciona ainda avanºar com a construção de um espaço polivalente adjacente ao centro escolar das Pedreiras. O projecto está elaborado, “aguardando a entrega das especialidades para dar inicio às obras”, avança Telma Cruz.
Em relação ao centro escolar do Juncal, os terrenos “já estão negociados” e o projecto encontra-se em execução.