Sociedade

Operação da GNR fiscalizou dez explorações pecuárias no distrito

10 nov 2024 11:30

Operação "llegal Livestock Farming” decorreu em todo o País, com mais de 300 fiscalizações, e culminou com cerca de 16 mil animais apreendidos

operacao-da-gnr-fiscalizou-dez-exploracoes-pecuarias-no-distrito
Acção da GNR contou com o apoio da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária
GNR

Dez explorações pecuárias do distrito foram fiscalizadas no âmbito da operação "Illegal Livestock Farming”, que a GNR, através do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), levou a cabo, no último mês, em todo o País, e que visou combater as práticas ilegais associadas aos animais destinados ao consumo humano.

Fonte da GNR avança ao JORNAL DE LEIRIA que, no distrito, foram fiscalizados dez operadores, tendo sido levantados dois autos de contra-ordenação por falta de documentos para movimentação de gado e por descarga de efluentes pecuários em linha de água.

A nível nacional, a operação envolveu 307 acções de fiscalização dirigidas especificamente a criadores e 34 envolvendo veículos afectos ao transporte de animais e de carne. Dessas inspeções, resultaram 97 autos de contra-ordenação e a apreensão de 16.354 animais de criação, entre os quais galinhas, bovinos, caprinos, ovinos e suínos, informa a GNR em comunicado.

De acordo com essa nota de imprensa, durante a operação foi ainda detectado um crime "falsificação de notação técnica, por falsificação dos carimbos colocados nos ovos", e encerrada uma exploração que produzia ovos para o mercado nacional.

A operação envolveu 518 militares do SEPNA, que contaram com a colaboração da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), A acção policial centrou-se em explorações pecuárias, entrepostos e centros de agrupamento, que desenvolvem a criação de animais de espécies pecuárias, informa a GNR.