Sociedade
Pais da Barreira garantem novo recreio
A comunidade escolar uniu-se e foi elaborado um projecto, que teve como base a sustentabilidade ambiental, social e económica.
O Centro Escolar da Barreira (CEB), em Leiria, foi uma das duas escolas do País que venceu o concurso IKEA Portugal – Vamos brincar na escola, entre 120 candidaturas.
O CEB vai receber um financiamento de dez mil euros, que irá permitir a intervenção em dois espaços da escola, contribuindo para a melhoria da qualidade das actividades recreativas e de lazer dos alunos.
Um espaço interior, baptizado como a Sala do Danilo (que servia, até então, para acolher as crianças de manhã e ao final do dia) vai ser renovado, passando a ter o cantinho da leitura, matraquilhos, jogos de tabuleiro e o espaço das expressões, labirintos e percursos para ginastas e aprendizes.
O projecto contempla também intervenção no espaço exterior que, pela inexistência de qualquer tipo de equipamento, se encontra inutilizado.
Neste local, irá nascer o Parque da Floresta, com equipamentos de ginástica, de música e jogos de raciocínio lógico.
A ideia de avançar para esta candidatura surgiu de Joana Pacheco, encarregada de educação de um dos cerca de 250 alunos do CEB, que, por várias vezes, tinha confidenciado à mãe a vontade de ter um novo recreio.
“Os alunos têm um escorrega, dois baloiços e um campo de futebol. É pouco para o número de meninos”, refere Joana Pacheco.
A comunidade escolar uniu-se e foi elaborado um projecto, que teve como base a sustentabilidade ambiental, social e económica.
“Acreditamos que o projecto MeM - Miúdos em Movimento constitui uma necessidade para as nossas crianças e irá transformar o seu brincar e o sentir pela escola, constituindo também uma mais-valia para as actividades extracurriculares e comunidade escolar e local”, refere Paula Faria, presidente da Associação de Pais, que se envolveu “fortemente” na construção deste projecto.
Para esta mãe, o projecto “tem por objectivo proporcionar às crianças verdadeiros momentos de brincadeira e convívio espontâneos, em perfeita comunhão com a natureza”.
“Este é um projecto intemporal, que contribuirá para que as crianças tenham um desenvolvimento saudável, e sejam felizes consigo e com os outros na sua escola. Congratulamos o IKEA Portugal por esta iniciativa inovadora, que permitirá mudar a vivência das crianças das escolas vencedoras. Neste projecto, uma criança sonhou e agora a obra irá nascer”, acrescenta Paula Faria.
Com um orçamento de 15.080 euros, a associação de pais comprometeu-se a viabilizar a verba que falta.