Sociedade

Pastoral Social debate guerra e pobreza em Fátima

22 ago 2022 11:00

Encontro regressa após dois anos de interregno por causa da pandemia e servirá também para analisar as transições demográfica, ecológica e digital

pastoral-social-debate-guerra-e-pobreza-em-fatima

A Comissão Nacional da Pastoral da Saúde vai promover o 34º Encontro da Pastoral Social, entre os dias 17 e 19 de Outubro, no Steyler Fátima Hotel, em Fátima, com um programa desenhado para abordar três temas considerados fundamentais: a pandemia, a guerra e os pobres, anunciou a entidade organizadora nas redes sociais.

Retomado após dois anos de interregno por causa da Covid-19, o encontro servirá para dar continuidade às recentes Jornadas Sociais Europeias, realizadas em Junho, na Eslováquia, que o cardeal Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo e presidente da Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia (COMECE) classificou como um “verdadeiro processo de sinodalidade”.

A abertura dos trabalhos será presidida por D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, e D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana. A conferência inicial, no dia 17, estará a cargo de Nuno Alves, da Cáritas Portuguesa, e abordará as “Linhas de pobreza e exclusão em Portugal”. 

Até dia 19, as várias comunicações programadas levarão os participantes a debater os principais temas da actualidade, como a pandemia, a guerra, as pessoas em situação de vulnerabilidade, as transições demográfica, ecológica e digital.