Sociedade
Pedidos de apoio para pagar renda crescem em Leiria
Programa de Comparticipação ao Arrendamento do Município de Leiria apoia actualmente quase 200 famílias. As candidaturas estão a aumentar
Depois de um período de redução, o número de candidaturas ao Programa de Comparticipação ao Arrendamento do Município de Leiria está a aumentar. Este ano, até ao início desta semana, foram submetidos 30 pedidos de apoio, o que representa um aumento de 50% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em declarações ao JORNAL DE LEIRIA, a vereadora da Acção Social, Ana Valentim, admite que este crescimento esteja relacionado com “o facto de algumas famílias terem perdido acesso ao programa governamental + Habitação”, o que fez coque voltassem a candidatar-se ao apoio do município, que actualmente abrange 198 agregados.
De acordo com o regulamento em vigor, a comparticipação da câmara pode chegar aos 180 euros, para tipologias habitacionais T0 e T1 com o valor máximo de renda até 450 euros, e aos 240 euros para casas de tipo T2 e T3 com uma renda que chegue aos 600 euros. No que se refere a tipologias T4 e T5, com um valor máximo de renda de 700 euros, a comparticipação é de 280 euros.
No ano passado, o município gastou com esta medida cerca de 390 mil euros