Economia
Peniche vai receber centro de investigação em produtos do mar
Governo anunciou investimento total de 87 milhões, para vários pontos do País
Vão ser investidos 87 milhões de euros em centros de investigação e de desenvolvimento de produtos para a economia do mar em Peniche, Lisboa, Oeiras, Aveiro, Porto e Algarve, disse hoje em Peniche o ministro do Mar.
Segundo a Lusa, o Hub Azul, com financiamento de 87 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), contempla infraestruturas “para desenvolver as grandes tecnologias e promover a ligação entre as academias e as indústrias e os empreendedores em contextos da biotecnologia azul, das energias oceânicas, robótica submarina, das engenharias e construção naval”, afirmou Ricardo Serrão Santos.
O governante, que falava na abertura da Expo Fish Portugal, a primeira feira internacional virtual de pescado fresco ou transformado, explicou que o investimento visa “potenciar o sector da transformação do pescado e a biotecnologia” e promover uma maior ligação entre a investigação científica e as indústrias do sector.
Mais do que centros de investigação, o ministro disse que vão ser “centros de produção de produtos na parte da biotecnologia azul, para aumentar o número de patentes nacionais”.
O Hub Azul vai ter infraestruturas (novas e existentes) costeiras com acesso à água, laboratórios e zonas de teste, locais para prototipagem, scale-up pré e industrial e espaço de incubação e alavancagem de empresas, criando “uma plataforma física e virtual em rede para dinamizar a bioeconomia azul e outras áreas emergentes da economia do mar descarbonizante em Portugal e na Europa”.
Este Hub Azul pressupõe ainda “uma estreita ligação às universidades nacionais, principalmente às escolas com formação superior direccionada para o mar, e aos centros de formação profissional do mar”.
Neste momento, estão a ser formados consórcios e os anúncios vão ser lançados em Janeiro.