Sociedade

Peregrinação de Maio a Fátima com perto de 140 grupos inscritos

10 mai 2024 09:36

Celebrações começam no domingo, dia 12, e serão presididas pelo arcebispo de Barcelona, o cardeal Juan José Omella.

peregrinacao-de-maio-a-fatima-com-perto-de-140-grupos-inscritos
Peregrinação de Maio é a primeira grande celebração do ano na Cova da Iria
Ricardo Graça/Arquivo

A primeira peregrinação aniversária do ano a Fátima, que decorre nos próximos dias 12 e 13 de Maio, conta já com perto de 140 grupos organizados de peregrinos inscritos nos serviços do Santuário.

Até ontem, ao final da tarde, tinham-se registado 138 grupos, 45 dos quais oriundos de Portugal e 93 do estrangeiro. Entre os peregrinos nacionais, o maior grupo registado totaliza 370 pessoas, provenientes de Travanca, na Diocese do Porto, que se deslocam a pé até à Cova da Iria.

Em relação aos estrangeiros, os dados do Santuário indicam que, até às 17 horas desta quinta-feira, a França é o país com mais grupos inscritos (16), seguindo-se Itália (13) e Brasil e EUA (6). Por continentes, a Europa é aquele que tem o maior número de peregrinações organizadas, anunciadas junto dos serviços do Santuário, seguido da América e da Ásia.

Americanos em crescendo

Com a ocupação hoteleira nos "valores habituais" desta época do ano, ou seja, "próxima dos 100%", Purificação Reis, presidente da Aciso - Associação Empresarial Fátima Ourém, destaca o crescimento da presença de peregrinos americanos, que têm vindo a ganhar terreno.

"Nota-se, nesta peregrinação, uma presença significativa de norte-americanos. É, de facto, um mercado em crescendo para Fátima", afirma a presidente da Aciso, que realça ainda a "recuperação" do mercado asiático, que parou durante a pandemia.

Purificação Reis nota que o número de peregrinos oriundos de países como a Coreia do Sul ou das Filipinas, "está a voltar ao normal", ou seja, aos níveis pré-pandemia, enquanto o Brasil mantém a "boa expressão" registada últimos anos. Um conjunto de indicadores que, segundo a empresária, indiciam que "este será um bom ano para o turismo de Fátima", que "pode vir a atingir ou até a superar os melhores números já registados".

Presididas pelo arcebispo de Barcelona, o cardeal Juan José Omella, pela primeira vez na função de presidente de uma peregrinação internacional em Fátima, as celebrações irão fazer "memória da primeira aparição de Nossa Senhora aos três Pastorinhos, em 1917".

Em comunicado, o Santuário recorda que terá sido feito pela Virgem aos videntes de Fátima para rezarem o terço "todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra". “Volvidos 107 anos, o desafio de orar é tão actual quão necessário. A isso convida o programa que aguarda os peregrinos na Cova da Iria, a 12 e 13 de maio, com oração colectiva, mas também com momentos de silêncio e introspecção”, lê-se naquela nota de imprensa.