Sociedade
Pimpão anunciou alargamento de áreas industriais, incubadora de empresas, residência de estudantes, apoios à natalidade e um novo espaço verde
No discurso do Dia do Município de Pombal
Investir no crescimento económico, centrado nas novas gerações e na valorização da qualidade de vida e no bem-estar dos cidadãos, são as metas da câmara municipal de Pombal para 2024.
O compromisso foi assumido pelo presidente da autarquia, na sessão solene comemorativa do Dia do Município, no sábado, dia 11.
Dentro destes objectivos, Pedro Pimpão anunciou o alargamento de áreas empresariais municipais.
No Parque Industrial Manuel da Mota serão criados mais 30 hectares e loteados 21 espaços na Zona Industrial da Formiga.
Será ainda instalada uma incubadora de empresas no edifício do Centro de Apoio à Indústria, que acolherá igualmente um espaço de apoio às empresas em parceria com o IAPMEI.
Pedro Pimpão anunciou também a implantação da rede Pombal Cowork nas freguesias do concelho e a criação de um "Espaço Cowork âncora", na zona histórica da cidade de Pombal, em articulação com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL).
Em 2024, será lançada a Residência de Estudantes de Ensino Superior e o projecto do futuro Pólo de Ensino Superior, para “apoiar a estratégia de crescimento e afirmação do Politécnico de Leiria como agente impulsionador determinante”.
Além do programa municipal de apoio ao arrendamento jovem, que se encontra a receber candidaturas até 4 de Dezembro, Pimpão anunciou o lançamento de um programa de apoio e incentivos à natalidade, a criação de um gabinete de apoio às famílias e à parentalidade e o banco do bebé.
A requalificação das escolas Conde Castelo Melhor, Gualdim Pais, e Marquês de Pombal, num investimento global superior aos 13 milhões de euros foram também alvo de destaque.
Por fim, o autarca referiu a construção do “grande parque verde urbano”, na zona do Emporão, com seis hectares de área.