Sociedade
Politécnico de Leiria entre as melhores instituições europeias na área da engenharia
É o instituto politécnico português com a maior classificação no EngiRank 2025
O Politécnico de Leiria está entre as melhores instituições europeias com cursos superiores na área da engenharia, de acordo com o EngiRank 2025 - European Ranking of Engineering Programmes, destacando-se como a instituição de ensino politécnico em Portugal com a maior classificação.
Segundo a instituição de ensino superior, a edição de 2025 do EngiRank, que avaliou 300 instituições de ensino superior de 36 países do Espaço Europeu do Ensino Superior (EHEA), integra apenas oito instituições portuguesas. O Politécnico de Leiria ocupa o sexto lugar entre as instituições nacionais.
Publicado pela Perspektywy Education Foundation, o EngiRank avalia universidades e programas de engenharia em toda a Europa, com base em indicadores objectivos e robustos, como investigação científica, inovação, internacionalização, cooperação com a indústria, patentes e acreditações.
“Estarmos posicionados entre as melhores instituições com cursos e programas na área da engenharia a nível europeu, num ranking onde estão somente oito instituições portuguesas, é naturalmente uma grande satisfação e motivo de orgulho, reflectindo o trabalho consistente que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos anos. Este reconhecimento evidencia a qualidade do ensino ministrado, a forte ligação à investigação, à inovação e ao tecido empresarial, bem como o empenho dos nossos docentes, investigadores e estudantes. É também um estímulo adicional para continuarmos a apostar numa formação em engenharia exigente, atual e alinhada com os desafios tecnológicos, industriais e societais”, adiantou Carlos Rabadão, presidente do Politécnico de Leiria, citado na nota de imprensa.
Na área da engenharia, o Politécnico de Leiria conta com oferta formativa de cursos de licenciatura em Engenharia Automóvel, Engenharia Civil, Engenharia da Energia e do Ambiente, Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática, Engenharia Mecânica e Engenharia Alimentar, possuindo igualmente programas de mestrado e de doutoramento nesta área.
O EngiRank é desenvolvido por um consórcio internacional de parceiros académicos e científicos, com o objetivo de aumentar a transparência e a qualidade da informação disponível sobre o ensino da engenharia na Europa.
A avaliação é realizada a partir de dados públicos, estatísticos e bibliométricos, provenientes de fontes internacionais reconhecidas, garantindo rigor, comparabilidade e fiabilidade dos resultados.
O ranking valoriza não apenas indicadores académicos tradicionais, como publicações e citações, mas também a capacidade de inovação, a cooperação com a indústria e a contribuição para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente o ODS 9 - Indústria, Inovação e Infraestruturas.