Sociedade

Politécnico de Leiria potencia utilização das TIC no trabalho com alunos autistas

22 set 2021 13:59

Projecto tem como objectivo capacitar professores para trabalhar com alunos com a doença

politecnico-de-leiria-potencia-utilizacao-das-tic-no-trabalho-com-alunos-autistas
Primeiro encontro presencial entre os parceiros decorre até dia 25 de Setembro, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
Politécnico de Leiria

O Politécnico de Leiria vai participar no projecto internacional “Digital Inclusive Tool” (DiGiTool), que tem como objectivo capacitar os professores para trabalharem com alunos com autismo.

A proposta apresenta um kit multi-recursos de TIC inclusivas, que irá estar disponível para download gratuito, com o intuito de que esta nova abordagem promova a comunicação, a socialização e a aprendizagem dos alunos, potenciando o seu sucesso escolar.

O primeiro encontro presencial entre os parceiros está a decorrer até sábado, dia 25 de Setembro, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.

Durante esta semana, o grupo vai realizar uma visita ao Agrupamento de Escolas de Colmeias, para ficar a conhecer as estratégias desenvolvidas pelo agrupamento relativamente aos alunos com autismo.

A visita terá também passagem pelo Castelo de Leiria e pelo Mosteiro da Batalha, de forma a promover a cultura da região de Leiria e a mostrar os materiais desenvolvidos pelo CRID - Centro de Recursos para a Inclusão Digital.

A acção foi aprovada pelo Programa Erasmus e é coordenada pela Inovar Autismo, em conjunto com a Autismo Sevilha (Espanha) e a Diversamente (Itália), enquanto implementadoras da metodologia.

Para a componente de desenvolvimento tecnológico, o “DiGiTool” conta com o conhecimento do CRID, e com a InterMediaK, uma entidade grega especializada em tecnologia inclusiva.

Após ser testada em Portugal, em Espanha e em Itália, o kit poderá ser traduzido para várias línguas, podendo ser utilizado a nível europeu.

Segundo a instituição de ensino, a “disseminação das boas práticas ao nível da União Europeia ficará a cargo do parceiro Autism Europe, enquanto que a avaliação de impacto será realizada pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa”.

No total, o consórcio integra sete entidades de quatro países diferentes, incluindo duas académicas.