Sociedade
Politécnico de Leiria preencheu 1814 das suas 1967 vagas para a primeira fase do concurso de acesso ao ensino superior
Restam preencher 179 vagas, na segunda fase
De acordo com os dados divulgados em nota enviada às Redacções, pelo Ministério da Ciência e Ensino Superior, o Politécnico de Leiria, que tinha 1967 vagas para novos estudantes, para a primeira fase de acesso ao Ensino Superior, preencheu 1814 desses lugares, sendo que 1717 candidatos colocaram este politécnico.
Os dados com as colocações podem ser consultados no sítio da Direcção-Geral do Ensino Superior.
Para a segunda fase de acesso, que decorre entre 12 e 23 de Setembro, restam 179 vagas. Os resultados da 2.ª fase serão divulgados no dia 30 de Setembro.
A mesma nota revela que cerca de 50 mil novos estudantes foram colocados na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso, sendo este "o segundo maior número de colocados de sempre", representando um aumento de 6%, em relação ao ano passado.
O ministério revela ainda um aumento de 9% de colocados em competências digitais, ciências dos dados e engenharias aeroespaciais, além de um aumento de 14% de colocados em licenciaturas de Educação Básica e o "maior número de sempre dos colocados pelo contingente especial para estudantes com deficiência".
Estando colocados 49806 estudantes na primeira fase, 84% entraram numa das suas três primeiras opções de candidatura.
"O valor total de colocados representa o segundo valor de colocados mais elevado desde 1989".
A cerimónia de assinatura dos contratos de financiamento do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior está agendada para a quinta-feira, dia 15 de Setembro, às 16 horas, na Academia das Ciências de Lisboa, com a presença do primeiro-ministro e da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.