Sociedade

Politécnico de Leiria vence primeiro lugar no Link Me Up – 1.000 Ideias

22 set 2022 16:05

Equipa apresentou soluções práticas e limpas de energia para o futuro da mobilidade eléctrica

politecnico-de-leiria-vence-primeiro-lugar-no-link-me-up-1000-ideias
.
DR

Chama-se Future of Electric Mobility o projecto desenvolvido por uma equipa de estudantes e docentes do Politécnico de Leiria, em articulação com estudantes do Brasil e da Índia, que venceu o Prémio de Co-criação de Inovação, no âmbito do Link Me Up – 1.000 Ideias.

De acordo com o Politécnico de Leiria, em causa está um projecto cujo objectivo "consiste em apresentar soluções práticas e limpas de energia para o futuro da mobilidade eléctrica em todo o mundo, democratizando a procura e o fornecimento de energia".

Para tal, "incorpora a micro mobilidade, ou seja, mobilidade micro e multimodal, através de baterias não tóxicas de enxofre de sódio. Estas baterias permitem o armazenamento de energia criada e uso, quando necessário", especifica a instituição.

A entrega do prémio teve lugar no passado dia 15, no Politécnico de Beja, no âmbito do evento nacional do Link Me Up.

O projecto foi desenvolvido por uma equipa constituída por Paulo Lourenço, estudante da licenciatura em Engenharia Automóvel, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, Maria Inês Silva, estudante da licenciatura em Marketing Turístico, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, Leandro Neves Sousa, estudante de Engenharia Automóvel, da ESTG do Politécnico de Leiria, Adriano Gatti Moreira, do estudante em Engenharia de Automação e Controlo do Instituto Federal Fulminense (Brasil), e Archee Verma, estudante em Engenharia Mecânica, do Vellore Institute of Technology (Índia).

A equipa foi apoiada pelos professores Marcelo Gaspar e Luís Serrano, da ESTG, este último representando também o Centro de Investigação Inteligente para a Mobilidade Sustentável, entidade parceira, informa a mesma fonte.

Liderado pelo Politécnico de Leiria, o Link Me Up – 1.000 Ideias é um projecto que engloba um consórcio de 13 politécnicos portugueses, de norte a sul do País. Consiste na constituição de equipas multidisciplinares de estudantes de diversas áreas, colaboradores de empresas/organizações e docentes que são os “facilitadores” do processo de co-criação de inovação. As equipas têm de resolver casos, ou seja, problemas/desafios reais que as empresas/organizações colocam e para os quais se procuram respostas, numa perspectiva de apresentação de sugestões e de orientação estratégica futura, explica o Politécnico de Leiria.

"O objectivo do projecto é atingir, até à sexta edição, em 2023, 1.000 ideias, ou seja, 600 casos de co-criação de inovação e 400 ideias de negócio, e o envolvimento de 4.835 estudantes e 600 empresas, bem como gerar a criação de 50 empresas", adianta ainda.